Começa já amanhã, dia 9 de abril, a primeira fase da Liga Europeia de hóquei em patins, que vai decorrer no concelho da Mealhada, concretamente no Pavilhão Municipal do Luso.

O Luso será palco de uma qualificação comprimida em três dias, até dia 11 de abril, e decorrerá sem a presença de público devido às restrições no âmbito da atual situação de pandemia. Posteriormente, a Final Four, que será disputada pelos vencedores de cada um dos grupos e pelo melhor segundo classificado dos três grupos, também se jogará no Luso, a 15 e 16 de maio.

“A Mealhada tem um importante histórico de receber competições nacionais e internacionais e, tendo em conta até o atual contexto de pandemia, este é um evento de inequívoco valor, quer em termos desportivos, quer em termos de economia e restauração locais”, sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

A Autarquia da Mealhada apoio o evento com o valor de cerca de dez mil euros. “Nós estamos a comparticipar com uma pequena parcela, que vai ser gasta no nosso município, de um orçamento que ronda os 100 mil euros”, explicou Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara, na última reunião do executivo, explicando que esta comparticipação valerá também para o evento de hóquei em patins que se realizará em maio no concelho da Mealhada.

Segundo Guilherme Duarte, o campeonato dos próximos dias terá “transmissões nos principais canais europeus”, tendo a organização contado com pareceres positivos da Direção Geral de Saúde e Delegada de Saúde.

 

A competição

Com um regime de ‘bolhas’, a prova terá em ação o FC Porto, o Sporting CP, o SL Benfica, a UD Oliveirense e o Óquei C. Barcelos, com jogos entre sexta-feira, dia 09, e dia 11.

Na ‘poule’ A, os ‘dragões’ enfrentam o Noia no primeiro dia, jogando com o Óquei de Barcelos no último, com os minhotos a jogarem com os espanhóis, no dia 10.

No grupo B, há Sporting-Reus no dia 09, Reus-Oliveirense, no dia 10, e Oliveirense-Sporting, no dia 11, enquanto a ‘poule’ C opõe o Benfica ao Liceo, no sábado, e ao FC Barcelona, no domingo.

“É um período muito difícil devido à pandemia por toda a Europa, mas tudo decorrerá de acordo com um protocolo de saúde impressionante, como exigido. Não terá público, mas será transmitido para ecrãs em todo o mundo”, declarou Agostinho Silva, que presidiu ao Comité Técnico que organiza a competição.

 

Calendário

9 de abril – sexta-feira

13h – FC Porto x Noia Freixenet

17h – Sporting CP x Reus Deportiu

20h – FC Barcelona x Liceo de Coruna

 

10 de abril – sábado

12h – Noia Freixenet x Óquei C. Barcelos

15h – Reus Deportiu x UD Oliveirense

18h – Liceo de Coruna x SL Benfica

 

11 de abril – domingo

14h – Óquei C. Barcelos x FC Porto

17h – UD Oliveirense  x Sporting CP

20h – SL Benfica  x FC Barcelona

 

 

 

Foto: Pavilhão Municipal do Luso – Taça 1947 (competição realizada em 2020)