“Anadia Social” é um evento que está a decorrer, até ao próximo domingo, dia 21 de outubro, que visa divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições do concelho, transformando, assim, o conceito que, há doze anos, deu origem à “Feira Social”. A cerimónia de apresentação, que decorreu na manhã de segunda-feira (15 de outubro), contou com a presença de Fernando Mendonça, diretor da Segurança Social de Aveiro.

“Com esta mudança no evento pretendemos tornar mais visível o trabalho, permanente e constante, das nossas instituições”, referiu Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, acrescentando saber que este tipo de entidades “vivem momentos de dificuldades financeiras” e que “nem todas as famílias conseguem dar resposta atempada aos seus familiares”.

“Tudo isto cria dificuldades na gestão das instituições”, lamentou a autarca, adiantando, contudo, que, na semana passada, o executivo camarário deliberou atribuir “um apoio acrescido às 18 instituições do concelho”.

No seu discurso, o diretor da Segurança Social de Aveiro enalteceu o trabalho conjunto entre a Segurança Social, as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as Autarquias, enaltecendo que “sem as IPSS, o Estado tinha um grave problema para resolver”.

Fernando Mendonça enfatizou ainda o facto de “mensalmente, a Segurança Social de Aveiro distribuir cerca de nove milhões de euros por quatrocentos e oitenta e quatro instituições, desde a Infância à Terceira Idade”, sendo “o maior empregador do distrito com quinze mil e seiscentos trabalhadores”. Elogiando o papel das autarquias,  o diretor da Segurança Social de Aveiro, que assume o cargo há poucos meses, garantiu “estar sempre disponível para estar do lado da solução e nunca do problema”.

Depois da comemoração do Dia do Idoso e de duas ações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Anadia, hoje, quarta-feira, dia 17 de outubro, “o Museu do Vinho Bairrada acolhe, ao longo de todo o dia, o seminário: ‘Inovação Social, Empreendedorismo e Sustentabilidade nas Instituições Sociais’. Um espaço de debate que pretende unir as vertentes teórica e prática, dando especial enfoque à apresentação de projetos dinamizados por organizações do setor social”.

Amanhã, “o programa é dedicado aos seniores e às pessoas com dificuldade, abrindo-se o palco do Cineteatro de Anadia para receber a Revista à Portuguesa ‘Que Grande Caldeirada’, pela companhia ‘Sonhos em Cena’, com a atriz Florbela Queiroz”. No mesmo dia, pelas 18 horas, “o Museu do Vinho Bairrada acolhe empresas e instituições sociais concelhias na actividade ‘Anadia: O Social e o Empresarial Juntos!’. Um momento que pretende impulsionar o contacto entre as instituições sociais, as empresas do concelho e outras entidades, por forma a encorajar futuras acções no âmbito da responsabilidade social”.

Segue-se a 19 de outubro uma tarde dedicada “ao público mais pequeno”, no Pavilhão dos Desportos, a partir das 14 horas; e, no sábado, decorrerão “‘workshops’ em vários equipamentos concelhios, seguidos de momentos culturais de música, dança e poesia, a cargo das instituições concelhias”. No domingo, no “encerramento” da semana, “o Cineteatro de Anadia receberá uma atividade dirigida a bebés e crianças até aos cinco anos, denominada de ‘Concerto para Bebés – Crassh Babies’”.

 

Mónica Sofia Lopes