A Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run iniciou a sua rota europeia na cidade de Sófia, na Bulgária, dia 27 de fevereiro, e terminará pela primeira vez em Portugal, no dia 8 de outubro na cidade Lisboa, passando ainda por Coimbra no dia 3 de outubro.

No dia 1 de outubro a Peace Run chegará a território nacional pela fronteira de Vila Formoso e prosseguirá o seu trajeto em direção ao Luso onde será recebida, no dia 3 e outubro, pelo presidente da Junta Claudemiro Semedo, no Centro Escolar do Luso, pelas 12 horas. Daqui seguirá em direção a Anadia onde chegará pelas 14 horas e será recebida pela presidente da Câmara Teresa Cardoso no Centro Escolar de Arcos.

O percurso da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run em Portugal decorrerá nas seguintes datas e locais:

Dia 1 de outubro: Vilar Formoso | Guarda

Dia 2 de outubro – Guarda | Mangualde | Tondela

Dia 3 de outubro – Tondela | Luso  | Anadia | Coimbra | Condeixa-a-Nova

Dia 4 de outubro – Condeixa-a-Nova | Soure | Leiria

Dia 5 de outubro – Leiria | Nazaré | Óbidos

Dia 6 de outubro – Bombarral | Sintra | Lisboa

Dia 7 e 8 de outubro – Lisboa

A Tocha da Paz percorrerá em território nacional quinhentos e doze quilómetros estando envolvidas milhares de crianças e dezenas de escolas. A equipa de corredores é composta por trinta atletas, de treze nacionalidades diferentes, aos quais se juntam atletas, desportistas, crianças das escolas e todos aqueles que queiram participar, para de uma forma simbólica demonstrarem que o primeiro passo para a paz é responsabilidade de cada um de nós.

 

Sobre a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run

O Fundador desta Corrida, Sri Chinmoy, dedicou a sua vida a promover os ideais da paz mundial e da unicidade. Levou a cabo inúmeras iniciativas que visavam unir pessoas de diversas culturas e estilos de vida para trabalhar por um mundo mais gratificante. É reconhecido internacionalmente como filósofo, artista, poeta e atleta. Foi um forte defensor do papel do desporto como poderoso instrumento para promover a harmonia global.

Em 1987, fundou a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run como forma de reunir as pessoas num evento global. Pessoas de todo o mundo já seguraram a tocha colocando nela um desejo de um futuro melhor e mais brilhante.

Sri Chinmoy dizia: “Paz não é a ausência de guerra; Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A paz revela a absoluta excelência da vida humana!”.

Desde a corrida inaugural em 1987, a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run, visitou mais cento e cinquenta países, permitiu que milhões de pessoas participassem nesta corrida e que percorressem aproximadamente quinhentos mil quilómetros, o que equivale a mais de catorze voltas à volta da circunferência da Terra.

A Peace Run, é a maior corrida mundial de estafeta e tem como objetivo promover a paz, amizade e o entendimento entre povos. A sua simples mensagem é que a paz começa no coração de cada um de nós, e que todos temos um importante papel a desempenhar para fazermos do mundo um local mais harmonioso. Pelo simples gesto de passagem de uma Tocha flamejante de mão em mão, cada pessoa partilha os seus desejos de paz e de um mundo mais harmonioso. Por esta razão esta corrida, de cariz humanitário, é muito direcionada às crianças das escolas, por forma a que elas possam vivenciar a partilha e a verdadeira paz quando colocam também elas os seus desejos por um mundo com mais paz e os transmitem, através das Tocha, a outras crianças de etnias e credos diferentes dos seus.

O apoio tem chegado de muitas figuras mundiais incluindo Suas Santidades Papa Francisco e Papa João Paulo II, o Presidente Nelson Mandela, o Presidente Mikhail Gorbachev, o Arcebispo Desmond Tutu e Madre Teresa de Calcutá.

Em Portugal a Tocha também foi já recebida por várias individualidades ligadas ao poder político: Mário Soares (Ex-Presidente da República), Miguel Albuquerque (Pres. Gov. Regional da Madeira), Rui Moreira (Pres. Cam. Municipal do Porto), entre outros. Pessoas ligadas ao desporto: Jorge Nuno Pinto da Costa, Sérgio Conceição, Dulce Félix, Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado, Francis Obikwelu, Jorge Pina, Neno, Manuela Machado, o alpinista João Garcia e a campeã mundial e europeia de bodyboard Joana Schenker.

Para mais informações visitar www.peacerun.org/pt

 

Fonte: Peace Run