Nas comemorações dos quinze anos do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a artista Dina Lopes tem patente, até ao próximo dia 27 de setembro, a exposição “Bairrada: Essência e História”.
Dina Lopes, segundo um comunicado, estará a pintar “ao vivo” o seu quadro “Baga”, nos dias 8, 15 e 23 de setembro, depois de já ter estado no dia 1, aquando da inauguração da sua exposição. Os eventos da artista Dina Lopes serão também uma forma de homenagear os “grandes mestres da pintura, em Anadia: Fausto Sampaio e Miguel Cardoso”.
“Irei recordar dois grandes Mestres: Fausto Sampaio de Anadia, que também pintava alguns dos seus quadros em exposições; e Miguel Cardoso, natural da Curia, que tive a honra de ter como professor de Pintura no Ensino Superior”, explica a artista, adiantando que Miguel Cardoso deixou uma marca “muito bonita e importante” na sua vida. “Para além de excelente pintor, era avançado no seu tempo, pois tocava piano desde os quatro anos de uma forma singular…”, acrescenta.
No sábado, dia 8, o “piano session” decorre das 15h às 17 horas; e no dia 15, o programa é mais alargado com as sessões de piano a acontecerem das 11h às 12h 30m e das 15h às 17 horas. Nesse dia decorrerão provas de vinhos tintos (às 11 horas) e de espumantes Baga (às 17 horas), numa organização da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
No domingo, dia 23 de setembro, das 15h às 17 horas, haverá “Jam Session”.
“Partilho assim, um pouco do meu mundo na forma como pinto e mergulho no projeto Bairrada através de uma viagem que iniciei a partir do interior de um bago da Casta Baga. O som do Piano, os sabores Baga, a história do povo Bairradino, as paisagens e os perfumes dos solos e vegetação transportam a essência que tento dar forma e sentido”, acrescenta a artista.
A exposição “Bairrada: Essência e História” é uma das quatro exposições temporárias comemorativas dos quinze anos do Museu do Vinho Bairrada, local onde decorrem também as exposições individuais dos artistas DoAmaral – “25 Anos nas Tintas” – e Pedro d’Oliveira – “Água, Pão, Vinho, Alegria”; e a coletiva da Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada “BrindArte”.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia e Emanuel Elias
























