O músico, compositor e cantor de samba João Martins, filho de Wanderson Martins, diretor musical do Martinho da Vila, vai fazer a sua estreia europeia na Mealhada, mais concretamente, na festa dos quarenta anos da escola de samba Sócios da Mangueira.

É pela “mão” dos quarenta anos da escola de samba Sócios da Mangueira, da Póvoa da Mealhada, na noite de 7 de Dezembro, que João Martins se estreia em Portugal e na Europa para um concerto.

Tudo começou, e segundo Juvenal Santos, presidente da direção da Sociedade Mangueirense, através do também músico Xando, mentor do Samba Lelê e voz e cavaco da escola de samba Novo Império, da Figueira da Foz, que proporcionou o contacto entre a escola e o cantor/compositor/instrumentista brasileiro.

“O concerto será acompanhado por músicos portugueses todos escolhidos pelo Xando”, enfatiza o dirigente, garantindo que o espetáculo, que acontece na Gala dos 40 anos da escola, será aberto ao público, cuja a venda de bilhetes terá início nos próximos tempos.

Nascido e criado no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, João Martins começou a tocar no colégio aos 14 anos, altura em que começa a fazer parte de várias rodas de samba como Cacique de Ramos, Tia Ciça Samba Luzia, Beco do Rato e Clube Renascença.

A partir de 2003, e com dezanove anos, foi um dos integrantes da banda de Tunico Ferreira, filho de Martinho da Vila, onde tocou com Paulinho da Viola, Martinho da Vila, D. Ivone Lara e Mart’nália, numa temporada no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

A partir daí não parou mais, sendo, atualmente, uma referência no meio artístico do samba no Brasil.

A poucos meses de pisar o seu primeiro palco europeu, Juvenal Santos relembra que o feito só é possível com o apoio do restaurante Rei dos Leitões, da Câmara Municipal da Mealhada e do empreendimento turístico Quinta dos Três Pinheiros.

O dirigente acrescenta ainda que “a Gala dos 40 anos dos Sócios da Mangueira terá muitos momentos únicos e especiais”.

 

Imagens: Facebook “João Martins”