A votação para a mesa “Da Bairrada ao Mondego” já começou. Até dia 5 de agosto, basta marcar o número 760 10 70 15 (custo da chamada 0,60 euros + IVA) para votar nesta proposta que reúne o melhor da gastronomia de seis municípios: Mealhada, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova.

A mesa “Da Bairrada ao Mondego”, que disputa um lugar nas catorze mesas finalistas no concurso “7 Maravilhas à Mesa”, vai estar em prova na gala que será transmitida pela RTP1, dia 5 de agosto, a partir das 20 horas, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas) são os sete patrimónios da Mesa da Bairrada ao Mondego que estão, por agora, ainda no grupo dos pré-finalistas.

Na base da candidatura da AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego) esteve o propósito de apresentar uma proposta gastronómica e patrimonial, reconhecida localmente e por quem nos visita, que representasse um território tão vasto, diverso e rico como o dos seis municípios que vão do litoral ao interior serrano. Os sete patrimónios a concurso resultam de uma seleção harmoniosa, traduzida numa experiência inesquecível de sabores, tradição e cultura.

Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco.

A marca das 7 Maravilhas pretende levar o melhor das mesas nacionais a concurso para criar “um vínculo com o que sai da nossa terra, com a experiência que tiramos ao visitar as regiões vinhateiras portuguesas e com o que apresentamos à mesa. Esta eleição vai promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma mesa portuguesa, razão pela qual somos cada vez mais um destino turístico de referência”, tal como se refere na página oficial da iniciativa.

Estando a Mealhada presente com o prato ex-libris da região, o leitão assado da Bairrada e a vertente lúdico-cultural do Bussaco / Luso, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, convida os munícipes a marcar o número de telefone associado à esta mesa. Basta ligar 760 10 70 15, sendo o custo da chamada de 0,60 euros + IVA.

A primeira gala eliminatória apurou duas mesas finalistas: Mesa das Terras da Chanfana e Mesa de Vila Real. Seguem-se mais seis galas eliminatórias.

 

Fonte: Município da Mealhada e AD ELO