Foi “rodeada” de crianças que a Feira do Ambiente “Anadia+Verde”, organizada e patrocinada pela Câmara Municipal, inaugurou na manhã de sexta-feira, 1 de junho. O certame que aumentou, do ano passado para este, em cerca de uma dezena o número de expositores, conta, em 2018, com uma “grande novidade”: leitão biológico servido em sandes.

Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, referiu ser uma “dupla alegria” assinalar no Dia da Criança a inauguração da Feira do Ambiente. Uma cerimónia marcada pela entrega do testemunho da “Rota pela Floresta” por parte de alunos da Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada à presidente da autarquia.

“Temos melhorado e subido na pontuação do galardão verde”, disse a edil, elogiando o trabalho feito “pelas crianças das escolas”. “Quem ganha, cada vez mais, é o ambiente e sua preservação”, enfatizou, apelando para que “a população contribua também para isso”.

Os stands da Feira, que se realizou no centro da cidade de Anadia, até ao final do dia de sábado, teve, em 2018, vinte e nove expositores, que foram desde a alimentação saudável, passando pela Floresta e terminando nos carros elétricos.

Decorreram oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, divulgação de produtos biológicos e outras ações promotoras da atividade das entidades participantes. Houve também um espaço de restauração, onde foram servidos, pela APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Anadia, almoços e jantares biológicos, revertendo a receita a favor daquela instituição. Local onde houve para venda, sandes de leitão, criado de forma biológica.

Tal como em 2017, a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) juntou-se à Feira do Ambiente e realizou um “Encontro Regional de Veículos Elétricos”, que serviu para explicar e demonstrar as vantagens deste tipo de veículos. No sábado, após o almoço, os veículos deram corpo a um desfile de charme, que passou pelos principais pontos da cidade, dando visibilidade ao encontro e mostrando a mobilidade eléctrica em ação.

E em comemoração do Dia Mundial da Criança, a animação foi marcada por Karts e insufláveis.

 

Mónica Sofia Lopes