A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião do executivo municipal, a intenção de atribuir um apoio financeiro de sete mil e quinhentos euros para cada uma das bandas filarmónicas do concelho.

O apoio para a Filarmónica Pampilhosense (Sociedade Artística, Cultural e Recreativa) e para a Associação Filarmónica Lyra Barcoucense 10 de Agosto surge na sequência de pedidos de auxílio de ambas as associações para a renovação de instrumentos.

“A Filarmónica Pampilhosense tem, durante todo o ano, trinta crianças na Escola de Música com ensino gratuito e a Lyra Barcoucence conta com trinta e cinco. A aquisição de novos instrumentos é considerada, por ambas as coletividades, essencial quer para a qualidade das atuações, quer para a motivação das dezenas de jovens que ali dão os primeiros passos na música”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara da Mealhada.

Recorde-se que as duas coletividades foram agraciadas, no Dia do Município (5 de maio de 2016), com a Medalha de Mérito Cultural acompanhada de um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros.