A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, em reunião do executivo, o lançamento do concurso relativo à empreitada de “Requalificação e Valorização da Mata Nacional do Bussaco – Recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos e da Via-Sacra”, uma obra orçada em um milhão de euros e que depois adjudicada terá um prazo de execução de um ano.

Os trabalhos englobam a conservação e restauro de fachadas, paredes e tetos interiores, recuperação de vãos interiores e exteriores, recuperação de coberturas e correções ao nível da drenagem das águas pluviais e pavimentos.

Trata-se de uma obra complexa, já que a intervenção é sobre um património histórico, que terá em conta as exigências da Direção Regional de Cultura do Centro, com quem a Autarquia celebrou um contrato, assumindo-se como dono da obra e assumindo a componente financeira nacional do financiamento comunitário que vier a ser atribuído à candidatura apresentada pela Fundação Mata do Bussaco.

“A Mata Nacional do Bussaco está no concelho da Mealhada e é um património que devemos preservar e conservar. É um dos pilares de toda a nossa estratégia de Turismo e, portanto, é com naturalidade que a Autarquia assume uma parte do custo desta obra, substituindo o Estado”, refere, em comunicado de imprensa, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

“O Bussaco merece ter sorte com o empreiteiro”

Já na reunião, o edil chegou mesmo a dizer que “foi muito difícil chegarmos até aqui”. E João Seabra Pereira, vereador eleito pelo “Juntos pelo Concelho da Mealhada”, também declarou: “O Bussaco merece ter sorte com o empreiteiro”.

Recorde-se que o Convento de Santa Cruz e as Capelas dos Passos da Via-Sacra estão classificados como Imóvel de Interesse Público, desde 1943, tendo esta classificação sido alargada à Mata Nacional do Bussaco em 1996. Para breve, a Autarquia prevê a reclassificação de todo o conjunto como Monumento Nacional.

Câmara da Mealhada / Bairrada Informação