O Centro de Saúde da Mealhada e a Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma – Polo da Pampilhosa entram em obras esta semana, o que trará alterações aos utentes ao nível do edificado, sempre que necessitem de recorrer às referidas unidades de saúde. As obras são promovidas pela Câmara da Mealhada, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Assim, o Serviço de Agudos Complementar do Centro de Saúde da Mealhada passa a funcionar em contentores, instalados muito perto deste edificado. A Unidade de Cuidados na Comunidade, a Equipa de saúde Mental Comunitária e os Serviços de Psicologia e Serviço Social, funcionarão no Espaço Inovação Mealhada; e a Unidade de Saúde Pública funcionará no edifício da Câmara Municipal. Numa nota informativa, a Autarquia da Mealhada esclarece ainda que «as consultas do médico Luís Monteiro e da enfermeira Ana Raquel Baptista serão realizadas no Pólo do Barcouço (exceto nos dias 19 e 26 de janeiro e às quintas-feiras, no período da tarde, realizando-se nos contentores).
No caso da USF Caminhos do Cértoma – Polo da Pampilhosa, as consultas programadas serão realizadas nos Polos de Luso e da Vacariça, «sendo sempre feito previamente o contacto telefónico com os utentes para confirmar o local e horário». Desde esta quarta-feira, 14 de janeiro, funcionará um polo temporário no Mercado da Pampilhosa, aberto diariamente das 8h00 às 18h00, onde os utentes poderão tratar de situações administrativas, ter tratamentos de enfermagem e consultas médicas de doença aguda (agendadas pela linha SNS24).
Numa nota, a Câmara da Mealhada «agradece a compreensão de todos para os constrangimentos destas obras, que visam transformar as nossas unidades de saúde, conferindo-lhes melhores condições de conforto e de operacionalidade para utentes e trabalhadores».
Recordamos que a empreitada do Polo da Pampilhosa está orçada em cerca de 700 mil euros, visando «requalificar a infraestrutura, nomeadamente, no que respeita à eficiência energética e assegurar as condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais». «Serão realizados trabalhos interiores e exteriores, ao nível das fachadas, paredes e tetos, pinturas e isolamentos, pavimentos, carpintarias, renovação de sanitários e caixilharias», lê-se num comunicado da Autarquia.
A requalificação do Centro de Saúde da Mealhada tem um investimento de quase dois milhões de euros, sendo os trabalhos «ao nível de exteriores, com a remoção de revestimentos de coberturas existentes e colocação de novos sistemas de impermeabilização e telhas; aplicação de nova caixilharia com corte térmico e vidros duplos, bem como colocação de sistema de isolamento térmico e pinturas. Ao nível dos interiores, serão feitos trabalhos de renovação de tetos e pavimentos, portas, proteção de paredes, armários, balcões e as adaptações necessárias à melhor funcionalidade».
Os contratos de financiamento para obras em diversas unidades de saúde do concelho da Mealhada, no âmbito do PRR, rondam os 3,5 milhões de euros. Para além da Mealhada e da Pampilhosa, a Vacariça irá ter um novo edifício, já em obras, situado na antiga Escola Primária da localidade, num investimento de 702.168 euros.
Mónica Sofia Lopes



















