O músico Andy Scotch, de 37 anos, oriundo da Mealhada e reconhecido «pela sua versatilidade em géneros como o rap e o pop», acaba de lançar um novo álbum designado «Coração Popular», que conta com doze faixas. «Uma obra pioneira que estabelece uma ponte ousada entre a tradição musical portuguesa e os sons contemporâneos globais», garante o jovem André Valezim Carvalho.

Segundo o artista – autor da composição e das letras, mas também da produção, mistura e masterização de todas as faixas do álbum -, «“Coração Popular” (o seu terceiro álbum, aos quais se juntam dois EP) é um manifesto musical que resgata a alma da música popular portuguesa, injetando-lhe a energia pulsante de ritmos modernos, do afrobeat ao pop e rap». «Tuga Style Swing» é o single de apresentação do álbum, cujo tema «aborda a complexa vivência da comunidade portuguesa na América, equilibrando a saudade das origens com o orgulho inabalável da identidade».

«Musicalmente, o tema funde a alma nostálgica do Fado com a energia contagiante da pop dançante atual, resultando numa sonoridade fresca, moderna e profundamente enraizada na identidade lusa. É uma homenagem direta à diáspora, um retrato sonoro de quem carrega Portugal no coração, independentemente da geografia», explica o músico, que acrescenta que o novo álbum «é a ponte entre gerações e geografias, numa celebração da identidade lusa através de ritmos globais. É a minha forma de dizer que podemos ter os pés na nossa terra e a alma no mundo». «Procuro retratar o Portugal de hoje, um país que honra a sua história enquanto abraça o mundo. A minha experiência musical e a liberdade que tive na produção permitiram-me fazer com que o acordeão da música popular “conversasse” com beats de trap e grooves africanos, criando uma sonoridade fresca e inconfundível. Eu acredito que a nossa música popular é intemporal, mas precisa de uma roupagem nova para chegar aos jovens que dançam ao som do afrobeat e do pop», afirma.

O álbum “Coração Popular” está disponível em todas as principais plataformas digitais de música, incluindo Spotify, Apple Music e YouTube Music. Ontem, cerca das 16h30, ainda não tinha atingido as 24 horas que estava disponível e já contava com mais de trinta mil «streamings» no Spotify.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados