O projeto «Oportunidade Erasmus+ para Adultos» foi apresentado no Centro Qualifica da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, na noite desta sexta-feira. A iniciativa, que decorre até fevereiro de 2027, abrange todos os adultos que frequentaram ou frequentam o Centro Qualifica da EPVL desde 2023, nas suas diversas valências.

O «Erasmus+ para Adultos» tem como objetivos «promover o desenvolvimento de novas competências e a valorização dos percursos formativos, nomeadamente, formar cidadãos europeus ativos, desenvolver capacidades linguísticas e obtenção de competências de equipa», explicam Carla Medeiros, coordenadora dos projetos internacionais Erasmus, e Vera Neto, coordenadora do Centro Qualifica da EPVL, destacando o lema do projeto: «Enriquecer vidas, alargar horizontes».

«Para além do projeto Erasmus+ que temos para jovens, a escola viu também aprovada a candidatura ao Erasmus+ para Adultos, o que para nós é muito importante», destacou Vera Neto, garantindo que, em média procuram por ano o Centro Qualifica da Mealhada cerca de 400 adultos. «Geralmente um ciclo de cem a cento e cinquenta ficam na escola a aumentar as suas qualificações ao nível do nono e 12.º anos, os restantes são encaminhados para Cursos de Educação e Formação de Adultos, certificações modulares e para o Português Língua de Acolhimento, muito procurado por quem chega ao nosso país», explicou ainda Vera Neto.

O Erasmus+ para Adultos abrangerá três países – Irlanda, Itália e Bélgica -, depois de um processo que passará por uma manifestação de interesse por parte dos adultos e posterior seleção através de critérios previamente definidos.

 

Mónica Sofia Lopes