É já este fim de semana que o Cineteatro Messias recebe dois concertos: a guitarra portuguesa, trazida por Ricardo Silva, e a música de “O Gajo”, nome artístico de João Morais.
Ricardo Silva traz a sua guitarra portuguesa, sexta-feira, 19 de setembro, para um concerto que conta com a participação da Associação Filarmónica de Luso. O artista apresenta o álbum “Contagem Crescente” e revisita trabalhos anteriores, homenageando grandes compositores da história da guitarra portuguesa, que são influências permanentes no seu percurso. Nesta viagem, a guitarra funde-se com momentos, lugares, danças e gentes, sentando a seu lado músicos das mais variadas sonoridades.
No sábado, 20 de setembro, sobe ao palco “O Gajo”, nome artístico de João Morais, que promete surpreender com o seu quinto álbum, “Trovoada”. Se antes a sua música era sobretudo instrumental, agora traz também a palavra. A viola campaniça continua a ser a espinha dorsal da sua música, mas vai ao encontro de novos diálogos – com duas sanfonas, o pulsar ancestral do adufe, a gaita de foles e a pandeireta galega a criarem fusão entre tradição e experimentação. Ao vivo, o público e a crítica têm recebido com o maior entusiasmo esta energia renovada de “Trovoada”.
O Gajo é um projeto com um registo marcado pela inquietação dos tempos e não passa indiferente no panorama da música nacional, tendo sido premiado nos Iberian Festival Awards 2024, da Fundação INATEL, pelo seu papel de inovação da música popular. Nesta nova fase, “O Gajo” reafirma-se como um artista em constante reinvenção, sem perder a sua identidade.
Os interessados em mais informações devem contactar o Cineteatro Messias através do número de telefone 231 209 870.
Imagem com Direitos Reservados