O basquetebol deu cartas há décadas na Mealhada e a modalidade foi recuperada há três anos pelas «mãos» do Centro Recreativo da Antes, no início de 2023, depois de um desafio do coordenador da EB2 da Mealhada, onde a modalidade se destacava no Desporto Escolar. Uma «brincadeira» que começou com perto de vinte atletas, mas que se viu «obrigada» a criar a sua própria associação, dado o crescimento acentuado, e nesta época já vai nos 85 atletas distribuídos por dez equipas, na sua grande maioria escalões de formação.
O Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas da Mealhada «descobriu» os talentos da modalidade, o CR Antes acolheu a ideia e logo na primeira época – 2023/2024 – conquistaram 55 atletas distribuídos por Sub10 e Sub12 (equipas mistas) e Sub14 feminino e masculino. A equipa feminina destacou-se na Final Four da Taça Distrital de Aveiro, alcançando o terceiro lugar.
Em 2024/2025, a modalidade cresceu, acolhendo 70 atletas perfazendo seis equipas, tendo alcançado o terceiro e quarto lugares (respetivamente as equipas femininas de Sub14 e Sub16) na Final Four da Taça Distrital. «A verdade é que a modalidade teve um grande crescimento, com atletas do concelho da Mealhada, mas também de Anadia e de Cantanhede, e o CRA já não conseguia dar resposta, ao nível de recursos humanos, até porque têm o futebol como preocupação base. Foram um pilar importantíssimo para nós, mas chegamos a uma fase em que ou basquetebol “morria” ou se agregava a outro clube ou criávamos algo de raiz e foi esta a decisão que decidimos tomar», começou por nos dizer Gonçalo Dias, presidente da direção da Associação Academia Desportiva da Mealhada, que «nasceu» no final de maio deste ano e que tem sede em Ventosa do Bairro, numa das salas do edifício da Junta da União de Freguesias.
Para a época de 2025/2026, a associação já contabiliza 85 atletas, entre Baby Basket (dos três aos seis anos), Sub10 (equipa mista dos seis aos dez anos) e Sub12 mistos. Tem ainda em Sub14, equipas feminina e masculina, e em Sub16, femininos A e B e masculinos A e B. «A novidade é que teremos uma equipa sénior, que tem jogadores dos 18 aos 30 anos, e que irão competir no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. O extraordinário, e dado que disputar um campeonato destes fica oneroso, é que eles se juntaram, arranjaram os seus próprios patrocinadores e têm angariado fundos próprios para este escalão, que é o ano de arranque», enaltece o dirigente.
«A nossa pretensão é apostar na formação e incentivar a participação ativa de todos os membros da comunidade local e a verdade é que todos os dias somos contactados por crianças e jovens que querem experimentar a modalidade», diz o dirigente, acrescentando que não tem dúvidas «que depressa chegarão aos cem atletas, uma vez que temos feito muitas ações de divulgação, nomeadamente em ATL’s do concelho e hoje aqui no Jardim Municipal da Mealhada, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade».
Na presente época os treinos dividem-se pelos Pavilhões de Ventosa do Bairro e Casal Comba e os seniores também na Pampilhosa. «Queremos que a equipa sénior tenha bons resultados, mas o que mais desejamos é que se divirtam e possam ser o mote impulsionador para os escalões de formação», defende Gonçalo Dias, que termina a entrevista com agradecimentos à Câmara Municipal, à Junta da União de Freguesias, aos patrocinadores, «mas principalmente aos pais dos atletas, que fazem de tudo um pouco: integram órgãos sociais, disponibilizam-se para os transportes e ainda tratam dos lanches. São realmente a peça chave da AD Mealhada».
Equipa sénior masculina apresenta-se este domingo em Ventosa do Bairro
No próximo fim-de-semana, a Associação AD Mealhada dar-se-á a conhecer, oficialmente, no Pavilhão Municipal de Ventosa do Bairro, sendo o ponto alto na tarde de domingo, 21 de setembro. As entradas em ambos os dias são gratuitas, sendo que no sábado decorrerão diversos jogos.
No domingo, pelas 14h30 a equipa sénior masculina terá o seu jogo de apresentação frente ao União de Leiria. Pelas 16h30, dar-se-á a apresentação do clube, dos seus órgãos diretivos e das equipas de formação, por parte do presidente da direção, Gonçalo Dias. Segue-se a apresentação dos jogadores e do corpo técnico e diretivo da equipa sénior masculina, com a intervenção da sua diretora, Severa Figueiredo.
Depois da intervenção de um representante da Autarquia, pelas 18h00 decorrerá o jogo de apresentação da equipa de Sub16 masculina contra os Olivais.
Mónica Sofia Lopes