A Câmara Municipal de Cantanhede entregou, nesta quarta-feira, no estaleiro municipal, dois quilogramas de alimento por cada colónia de abelhas registada no concelho, totalizando 2420 quilogramas. O número de colónias registadas teve por base a informação constante do Registo de Atividade Apícola de 2024.

“A iniciativa teve como objetivo apoiar os apicultores locais ao mesmo tempo que está a proteger as abelhas, essenciais para a polinização e para a agricultura”, lê-se num comunicado da Autarquia, que acrescenta que “as abelhas têm um papel essencial na agricultura, sendo responsáveis pela polinização de cerca de 75% das espécies de plantas cultivadas. Este processo natural é decisivo para aumentar a produtividade agrícola e melhorar a qualidade de frutos e sementes. No entanto, as populações de abelhas enfrentam atualmente múltiplas ameaças, como as alterações climáticas, a perda de habitat, o uso de pesticidas e diversas doenças, fatores que colocam em risco a biodiversidade e a segurança alimentar”.

Esta ação municipal, desenvolvida através do Gabinete de Apoio ao Agricultor, vem, segundo a mesma nota de imprensa “reforçar o compromisso da Autarquia com a apicultura e a proteção ambiental, promovendo práticas que garantem a continuidade deste recurso vital para a agricultura e o equilíbrio dos ecossistemas”.

“Num concelho que felizmente não tem sido fortemente fustigado pelos incêndios, a Autarquia mantém o seu apoio aos apicultores e intensifica também o combate à vespa asiática, numa estratégia integrada de valorização e defesa do setor”, referiu Adérito Machado, vereador com o pelouro dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Agrícola e Florestal.

Os apicultores que não procederam ao levantamento do alimento devem contactar o Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor para agendar a respetiva recolha.