A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada manifestou, em comunicado, o seu reconhecimento pela expressiva adesão da população à edição de 2025 da Festa de Sant’Ana, que decorreu no passado fim-de-semana, no recinto envolvente à capela dedicada à padroeira da instituição e da cidade.
“Ao longo dos três dias de festividade, verificou-se uma grande afluência da comunidade local, tanto aos momentos religiosos como aos momentos de celebração recreativa. A Capela de Sant’Ana registou lotação completa nas celebrações de sexta e sábado, confirmando o significado espiritual da ocasião para os fiéis”, lê-se na nota de imprensa da instituição, que acrescenta que “o domingo, dia 27, foi marcado por uma missa campal muito participada, que reuniu várias centenas de pessoas no adro da capela. Seguiu-se a tradicional Procissão de Sant’Ana, que percorreu as ruas da Mealhada, cuidadosamente decoradas, num momento de forte simbolismo e identidade coletiva. As noites de sexta e sábado foram igualmente marcadas por uma grande participação popular, com ambiente de convívio e animação junto à capela, evidenciando o entusiasmo pela recuperação da tradicional Festa de Santa Ana”.
A componente recreativa do evento foi da responsabilidade do Grupo Desportivo da Mealhada, que assegurou a organização dos momentos lúdicos e culturais, resultando numa angariação de fundos para o clube, contribuindo para a sua futura sustentabilidade.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, João Peres, expressa um agradecimento institucional a todas as entidades e pessoas envolvidas na realização da Festa de Sant’Ana: Bombeiros Voluntários da Mealhada, Irmandades, Unidade Pastoral da Mealhada, colaboradores e voluntários da SCMM e do GDM. Sublinha, ainda, o espírito com que todos se dedicaram à iniciativa: “Esta festa foi possível graças ao sentido de missão, de serviço e de entrega de todos os envolvidos, valores centrais da ação da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.”
A SCMM congratula-se “com o êxito desta edição e acredita que as futuras edições da Festa de Sant’Ana continuarão a merecer a adesão da comunidade, consolidando-se como uma referência no calendário religioso e social do concelho”.
Imagem com Direitos Reservados
























