Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial, vai estar na tarde desta quarta-feira, dia 23 de julho, no concelho de Anadia. Da panóplia de visitas agendadas estão a Zona Industrial de Amoreira da Gândara, Alojamento Estudantil de Anadia e Escola da Bairrada. O encontro termina, pelas 18h00, no Museu do Vinho Bairrada, com a sessão protocolar.

Um dos pontos altos da visita do Ministro da Economia e da Coesão Territorial será a inauguração do Alojamento Estudantil, “uma residência para 56 estudantes do ensino superior, a preços acessíveis, e que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, no programa do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, nos permitiu requalificar um edifício público, a antiga escola secundária de Anadia, outrora o colégio nacional que ganha assim uma nova dia (num investimento de cerca de um milhão e 700 mil euros)”, declarou Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, aquando da inauguração de dezasseis fogos de habitação a custos controlados, na Quinta do Rangel em Ancas, que aconteceu na semana passada.

Recordamos que, em maio passado, o executivo aprovou o projeto final de Regulamento do Alojamento Estudantil de Anadia, cujo principal objetivo “é estabelecer as condições de gestão e de utilização do Alojamento Estudantil de Anadia, identificando os procedimentos associados à formalização de candidaturas, definindo também os critérios de admissão e seleção de candidatos, as normas de funcionamento, os direitos e deveres dos residentes, entre outras matérias relevantes para a gestão e utilização do Alojamento”. “Visa proporcionar um alojamento a custos acessíveis, durante o período em que decorrem as atividades letivas e um ambiente adequado ao bem-estar e ao desenvolvimento académico, pessoal e social dos seus residentes”, lê-se ainda num comunicado de imprensa municipal.

O projeto prevê a criação de 36 quartos, dos quais quatro são adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, com o objetivo de dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados