A sessão inaugural do CineClube Gândara Bairrada aconteceu, na noite do passado dia 17 de julho, no Cineteatro Messias, na Mealhada, no âmbito das exibições “Encontros” e foi aberta ao público. Apesar dos seus quase 100 anos, o filme “Aurora” (1927) de F. W. Murnau – vencedor de três Óscares, é considerado uma obra revolucionária da sua época, simbolizando a transição do cinema mudo para o sonoro -, provou que ainda consegue emocionar uma plateia com mais de quarenta espectadores.
A sessão contou com a presença da vice-presidente e vereadora da Cultura do Município da Mealhada, Filomena Pinheiro, e foi precedida de um momento de conversa com o público, “onde se fez a apresentação do CCGB e a introdução ao filme, cujo o título, simbolicamente, significa o começo de um novo dia e de uma nova etapa no percurso do Cineclube”, lê-se numa nota de imprensa do CineClube, que acrescenta que a iniciativa “Encontros de Cinema da Mealhada”, promovido pela Autarquia da Mealhada em parceria com a Associação Cultural Aderno e o CineClube Gândara Bairrada, regressa no próximo mês de setembro, com o documentário de José Paulo Santos, “Panreal – Um Edifício de Nadir Afonso”.
Recordamos que “o CCGB nasce da vontade de um grupo de promotores culturais nas regiões da Gândara e da Bairrada, que pretendem descentralizar o acesso à sétima arte nas suas comunidades, trabalhando em rede as vertentes da formação, produção e divulgação. O CCGB pretende ser também um espaço inclusivo, de partilha, de criação de novas oportunidades, de diálogo do cinema em todos os seus géneros e de formação de novos públicos”.
Em junho passado foram constituídos os órgãos sociais, eleitos por unanimidade, tendo a direção, Paulo Fajardo como presidente, André Maia como vice-presidente e Carla Maia como tesoureira. A assembleia geral tem Ana Pires como presidente da mesa, Gil Ferreira como vice-presidente e Vítor Glória Soares como secretário. O conselho fiscal será constituído por Vasco Espinhal Otero como presidente, Paulo Perdiz como vice-presidente e Justino Melo na qualidade de vogal. A sua sede está alojada no Espaço Inovação, na Mealhada.
Fotografias com Direitos Reservados
























