O Bloco de Esquerda na Mealhada tornou públicas, através de comunicado, as suas candidatas à Câmara e Assembleia Municipal, Ana Luzia Cruz e Sónia Pinto, respetivamente.

Para a candidata à Câmara da Mealhada, que foi deputada na assembleia municipal de 2017 a 2021, «num mundo com sinais de crescente instabilidade, onde as desigualdades se acentuam de mãos dadas com a intolerância e a violência, acredita que é ao nível autárquico, uma plataforma por excelência de proximidade com os cidadãos, que é possível responder com eficácia a alguns desafios concretos da vida das pessoas».

Desafios esses que, segundo a candidata, passam «por uma casa digna para viver e a custos acessíveis; um transporte público e intermodal que otimize a mobilidade; e uma política promotora de melhor integração e inclusão de quem aqui vive». «Medidas estruturantes para um concelho socialmente mais coeso e solidário e que dinamizarão outras áreas como a educação, a saúde, a reabilitação urbana, o ordenamento do espaço urbano, a eficiência energética e uma melhor qualidade ambiental associada ao combate às alterações climáticas», enfatiza.

Ana Luzia Cruz tem 59 anos, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro e, desde 2010, professora do quadro do Agrupamento de Escolas da Mealhada, onde leciona as disciplinas de português e francês. É ainda dirigente do Sindicato de Professores da Região Centro.

Sónia Pinto reside na Pampilhosa há quase uma década. Enfermeira de profissão, é docente no ensino superior e especialista em enfermagem de saúde familiar. Militante do BE, integra a mesa nacional do partido nos últimos anos.