A Feira da Vinha e do Vinho, que se realiza em Vale Santo, na cidade de Anadia, inaugura esta quarta-feira, dia 18 de junho, pelas 18h00, com a presença do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes. Nininho Vaz Maia abre as hostilidades musicais no «Palco Terra de Paixões», num certame cujo investimento ronda os 500 mil euros, valor que a organização espera ser mitigado em mais de metade pela receita de bilheteira.
São vários os pontos fortes do certame, sendo o da animação cultural e musical o mais procurado. Assim, hoje, pelas 20h45, o «Palco Sentir Anadia», situado na Praça das Tasquinhas, receberá a Tuna do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra; seguindo-se no anfiteatro «Terra de Paixões» Nininho Vaz Maia, pelas 22h30. A noite termina com os «disc-jockeys» Renas e André M.
Amanhã, quinta-feira, a Orquestra Desigual da Bairrada atua às 20h45 e Sara Correia pelas 22h00, seguindo-se o DJ Christian M. No dia 20 de junho, a animação tem início com o Coletivo Musical do Club de Ancas Baga Madura; seguindo-se, pelas 22h30, MC Daniel, a «Dupla Mete Cá Sets» e os DJ Pedro Moniz e André Cardoso. No sábado, o «Palco Sentir Anadia» é do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro e do Grupo Folclórico da Pedralva – Região da Bairradina; segue-se, no palco principal, pelas 22h30, a banda internacional britânica Morcheeba, os Cromos da Noite e os DJ Mr. White e Tiede.
No domingo, 22 de junho, haverá, pelas 17h30, o espetáculo infantil com «mini-shows» do «Cocomelon e Bluey»; e os ADABEM Art’z Dance, da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores com Art’z Dance Studio de Vagos, pelas 19h00. À noite, decorrerá, com início às 20h30, as marchas populares de Anadia, tendo cada associação participante tido um apoio camarário de seis mil euros para ajudar «numa melhor apresentação dos trajes e ornamentos». Estarão em desfile oito marchas, duas delas de crianças, que desfilarão desde o Pavilhão Desportivo de Anadia até ao recinto do Vale Santo. A Feira da Vinha e do Vinho terminará com «um grandioso fogo de artifício».
Produtores vinícolas – em espaço próprio e diferenciado -; quinze tasquinhas exploradas por associações das freguesias; restaurantes; mais de uma centena de expositores – de âmbito concelhio, mas também regional -; e animação infantil são outros dos atrativos do certame. «As expectativas estão altas, em primeiro lugar porque esgotamos o espaço do recinto com os expositores; em segundo porque a afluência de venda de bilhetes tem sido grande nos últimos dias; e depois porque as previsões meteorológicas preveem-se excelentes», referiu, ao nosso jornal, Lino Pintado, vereador na Autarquia de Anadia.
As entradas no recinto têm um custo diário de três euros, à exceção do último dia (domingo) em que a entrada é gratuita. O bilhete geral custa dez euros. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%. Os ingressos podem ser adquiridos, ainda hoje, nos edifícios da Câmara, Biblioteca e Piscinas de Anadia, no Posto de Turismo da Curia e no Museu do Vinho Bairrada; online em www.bol.pt; e na bilheteira do certame diariamente. O recinto abre às 18h00 esta quarta e sexta-feira; às 16h00 no dia de amanhã e sábado; e às 14h00 no domingo.
«Esta feira nasceu com o mote virado para o setor vitivinícola, mas extravasou com a participação das associações e com o espírito de socialização e cidadania que se foi criando ao longo dos anos. É anualmente um ponto de encontro dos anadienses, mas com uma enorme importância, já consolidada, no panorama regional», enaltece o autarca.
Mónica Sofia Lopes