A equipa de Benjamins do Futebol Clube da Pampilhosa, do concelho da Mealhada, está a participar, de 13 a 15 de junho, no Trofeo Vale D`Aosta Calcio “Tempo Casa Cup”, nos Alpes Italianos, sendo a única equipa portuguesa convidada.

No escalão Sub-10, o Pampilhosa integra o Grupo D entre as demais trinta e nove equipas, estando esta sexta-feira a disputar dois jogos: no Campo Aosta Montfleury (Aosta) joga com Pro Eureka A (Itália); e, pelas 16h00, Sestrese (Itália). Amanhã, sábado, dia 14, no Campo 16 – Prevot – Saint Christophe (Aosta), o Pampilhosa joga, pelas 14h00, com Hitachi B (Japão); pelas 15h30, com Saint Christophe (Itália); e, pelas 16h30, com o Cirie’ (Itália).

Sobre esta participação, na reunião do executivo camarário da Mealhada, no passado mês de maio, Ricardo Santos, vereador com o pelouro do Desporto na Autarquia da Mealhada, referiu ser o Clube da Pampilhosa “um clube certificado a participar num torneio internacional”. “Muitos destes atletas nunca andaram de avião e será de certeza uma grande experiência de intercâmbio”, destacou. Já António Jorge Franco, presidente da Autarquia, defendeu que “são estas as experiências que podem marcar a diferença” e enalteceu ainda “a angariação de fundos por parte dos pais. Quando se quer, consegue”.

Na mesma reunião, o executivo aprovou um apoio ao clube para custear as camisolas de participação no torneio, facto que levou Sónia Leite, vereadora eleita pelo Partido Socialista, a destacar “a importância dos equipamentos iguais, numa iniciativa onde representam o clube, a freguesia e o município”.

 

95 anos do Futebol Clube da Pampilhosa

Recordamos que, durante o mês de junho, o Futebol Clube da Pampilhosa, está a levar a cabo uma série de iniciativas para celebrar os seus 95 anos. Neste âmbito, nos dois primeiros fins de semana o Pampilhosa organizou o já tradicional Torneio Jovem Alves Bandeira, a quinta edição com esta denominação. Nesta competição homologada pela Associação de Futebol de Aveiro participaram cerca de duas dezenas de clubes e centenas de atletas, nomeadamente, o Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica e o Beira Mar. Todas as equipas participantes levaram para casa um troféu que assinala o aniversário do clube anfitrião.

No dia 10 de junho, data formal da criação da Associação, houve lugar a uma festa para atletas, pais, associados e amigos do clube com a presença do DJ P.M. e corte de bolo.

Já no próximo dia 20 de junho, o Clube leva a cabo a Gala dos 95 anos do Clube no Cineteatro Messias, na Mealhada. O acesso ao espetáculo, a iniciar pelas 21h00, é apenas por convite e tem como objetivo homenagear figuras que se destacaram na história do clube, através da entrega de prémios temáticos. Para animar o espetáculo participarão artistas mealhadenses, tais como, Rapper Afonso Clxro, Meia Lua, Pedro Pimenta e Andy Scotch feat GEDEPA.

Por último, e para fechar a época e as celebrações do nonagésimo quinto aniversário dos ferroviários, o FCP organiza, no dia 28 de junho, uma Caminhada pela Pampilhosa que culminará com aulas de danças latinas e com o descerrar de uma placa comemorativa dos “95 anos FCP” no Campo Germano Godinho. Para a participação neste evento é necessária inscrição prévia.

 

A história do Futebol Clube da Pampilhosa…

A tradição desportiva na Pampilhosa remonta a 1919 quando Germano Godinho apresentou uma bola de futebol, despertando o entusiasmo pelo desporto na vila. Pouco tempo depois, surgiu o primitivo Pátria Foot-Ball Club, que inaugurou o seu primeiro campo, o Campo do Areal, em 3 de agosto de 1924. Anos mais tarde, a 10 de junho de 1930, foi fundado o atual Futebol Clube de Pampilhosa, novamente impulsionado por Germano Godinho.

Em 1950, o clube passou a jogar no Campo de Jogos Germano Godinho, ano em que também participou nos seus primeiros jogos oficiais. Entre 1955 e 1958, disputou o Campeonato Popular de Futebol, alcançando bons resultados. Na época de 1976/77, subiu à 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro e, em 2002, subiu à III Divisão Nacional.

Em 2009, foi inaugurado o Estádio Municipal Carlos Duarte, atual palco dos jogos da equipa sénior, que competiu no Campeonato de Portugal Prio até 2017, passando depois a disputar a Divisão de Elite da Associação de Futebol de Aveiro, onde permanece atualmente.

Entre os momentos mais marcantes da história do clube destacam-se as participações na Taça de Portugal, enfrentando equipas como o Sporting Clube de Portugal e o Sporting de Braga.

Para além do futebol masculino, o clube destacou-se também noutras modalidades. Em 1949, alcançou um recorde ibérico em Atletismo e, mais tarde, participou na Série B do Campeonato de Promoção de Futebol Feminino da Federação Portuguesa de Futebol.

Destacam-se ainda os títulos alcançados pelas equipas de formação do clube.

Com 95 anos de existência, marcada pelos desafios impostos por diversos acontecimentos históricos, o clube manteve sempre a sua atividade.

Atualmente, conta com 181 atletas, distribuídos por nove escalões de formação e uma equipa sénior.

“O clube orgulha-se ainda do estatuto de certificação da FPF como Entidade Formadora 3 estrelas e do galardão da Bandeira da Ética promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude”, lê-se numa nota de imprensa.

 

 

Fotografias com Direitos Reservados