O Dia do Município na Mealhada, feriado municipal, assinala-se esta quinta-feira, dia 29 de maio, com a tradicional Romaria da Ascensão ao Bussaco, e a homenagem aos trabalhadores municipais que cumprem, este ano, 25 anos de serviço na Autarquia.
O Cineteatro Messias recebe a cerimónia solene do Dia do Município, logo pelas 10h00, que coloca os trabalhadores do Município no centro do palco. «É a ocasião em que distinguimos os colaboradores com 25 anos de casa pela dedicação e esforço ao serviço da comunidade. Estendemos este reconhecimento a todos os nossos colaboradores que, diariamente, pugnam por prestar o melhor serviço aos nossos munícipes e pelo desenvolvimento do concelho», refere António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, sobre uma cerimónia que contará com os discursos protocolares e um momento cultural promovido pelos alunos da Oficina de Música da Escola Básica 2 da Mealhada.
O Feriado Municipal da Mealhada, na quinta-feira da Ascensão, reveste-se de um simbolismo que remonta ao final do séc. XIX, em que a população, subia ao ponto mais alto do concelho, à Mata Nacional do Bussaco, celebrando a Ascensão de Jesus ao Céu, 40 dias após a Páscoa. Atualmente, o dia ainda é de romaria, com alguns grupos folclóricos e etnográficos a organizarem a caminhada, enquanto a maior parte das famílias opta pelo carro para ir ao Bussaco, ver a Feira de Artesanato, a Feira da Ascensão e a habitual atuação dos ranchos e grupos etnográficos.
«É um dia de encontro das famílias e amigos, uma oportunidade para visitar ou revisitar o Bussaco e usufruir de um espaço natural absolutamente mágico e único no país. É um dia de festa e de comemoração e faço votos que todos possam desfrutar, de alguma forma, do Bussaco», sublinha o autarca.
Ali, durante todo o dia, decorrerão as Feiras de Artesanato e da Ascensão, no caminho das Portas de Coimbra e nas Portas de Sula, respetivamente; e às 17h00 atuarão os ranchos e grupos etnográficos do concelho, logo ao início do caminho das Portas de Coimbra, nas proximidades do Palace Hotel do Bussaco. As entradas, segundo Guilherme Duarte, presidente da Fundação Mata do Bussaco, «são gratuitas para os residentes nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia com Direitos Reservados