«O nosso partido é o concelho da Mealhada. O nosso trabalho é servir», disse António Jorge Franco, recandidato à Câmara da Mealhada pelo «Mais e Melhor», movimento independente que, na tarde de ontem, apresentou as listas completas à Autarquia, Assembleia Municipal e às oito Juntas de Freguesia. Lurdes Penetra é a mandatária da candidatura; Carlos Cabral volta a recandidatar-se à Assembleia Municipal; e Nuno Veiga, atual presidente da Junta de Casal Comba, vai em quarto na lista camarária.
«Há quatro anos, acreditamos que era possível mudar e hoje temos um concelho com maior qualidade de vida e riqueza. Nem sempre estivemos e vamos estar de acordo, mas respeitamo-nos porque aqui todos contam e todos são ouvidos», disse o recandidato e atual presidente da Câmara, fazendo uma resenha ao que foi feito durante este mandato: «Tivemos a melhor execução orçamental dos últimos 15 anos; somos referência nacional no desenvolvimento urbanístico; trouxemos mais investimento para o concelho; investimos mais de um milhão de euros no parque automóvel; desbloqueamos a expansão da Zona Industrial da Pedrulha; reestruturamos o PIRPEC e a ARU para revitalização habitacional em todo o concelho; criamos um projeto de compostagem e hortas comunitárias; promovemos o transporte escolar gratuito para todos, em primeiro que a administração central; aumentámos o apoio financeiro às Juntas de Freguesia; recuperámos o rio Cértima e criamos uma equipa de proteção civil; demos dimensão e excelência à Feira de Artesanato e Gastronomia tendo cá os artesãos mais conceituados a nível nacional; criamos regulamentos para financiamentos justos e com equidade para IPSS e corporações de bombeiros».
Já quanto ao futuro, António Jorge Franco enumerou algumas das obras mais prioritárias, nomeadamente, reabilitação das Escolas Básicas 1 de Barcouço e Casal Comba; remodelação do parque social do Canedo; reforçar a recolha do Porta a Porta e a equipa de recolha de bioresiduos; garantir a qualidade da água da Fonte de São João; dar continuidade à reabilitação dos afluentes do rio Cértima e construir praias fluviais; queremos mais apoio no comércio local; queremos mais mobilidade e resolver os problemas das pavimentações nas aldeias; e queremos captar mais pessoas para visitar e residir no concelho».
O candidato congratulou os primeiros três elementos à Assembleia Municipal, onde está João Louzado, que nas últimas Autárquicas foi eleito pela coligação do «Juntos Pelo Concelho da Mealhada», que entre outros partidos tinha o PSD. «É um grande reforço que temos pelo trabalho de seriedade e forma de estar», elogiou Jorge Franco, avançando ainda que o movimento quer «eleger quatro vereadores, porque queremos o Nuno Veiga na Câmara Municipal».
Para a Autarquia da Mealhada, António Jorge Franco tem consigo, nesta candidatura, Filomena Pinheiro, Ricardo Santos (atuais vice-presidente e vereador, respetivamente), Nuno Veiga, Cláudia Pires, Pedro Silva e Iara Pratas. Na Assembleia Municipal estão Carlos Cabral, João Louzado e Maria João dos Santos (os atuais elementos da mesa).
Nas Juntas de Freguesia, encabeçam os três primeiros lugares, Eugénio Baptista, Albano Pedro e Nadea dos Santos na Antes; Natividade Lourenço, Jorge de Melo e Marília Páscoa em Barcouço; Marina Gregório, André Alves e João Couceiro em Casal Comba; Jorge Bernardes, Ângela Ribeiro e Cátia Pereira em Luso; Carlos Amorim, Filipe Miranda e Rosa Catarina Gouveia na Mealhada; Mário Gaspar, José Figueiredo e Emiliana Palmela na Pampilhosa; Rui Fernandes, José dos Santos e Eufémia de Melo na Vacariça; e Carmina Parreira, Rui Martins e Micael Pinto em Ventosa do Bairro.
Mónica Sofia Lopes