O Partido Socialista anunciou, em comunicado, João Leite como o candidato à Junta de Freguesia de Luso e João Santos à Junta da Mealhada, para as eleições autárquicas de 2025.
João Leite é licenciado em Enfermagem, com Pós-graduações em Enfermagem Gerontogeriátrica e em Supervisão Clínica em Enfermagem, sendo enfermeiro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Iniciou a carreira no Hospital da Misericórdia da Mealhada.
Ao nível associativo, entre outras coisas, dinamiza a iniciativa turística e religiosa Semana Santa Luso-Bussaco; é dirigente fundador da Associação Filarmónica de Luso. é tocador de concertina.
A experiência política inclui a presidência da Juventude Socialista da Mealhada entre 2017 e 2023 e o cargo de deputado na Assembleia Municipal da Mealhada, desde 2021.
Na base da sua candidatura está a convicção de que “o Luso-Bussaco pode e deve ser um local dinâmico, visitado, com projetos que unam as pessoas e que deem à freguesia o destaque que merece”. “Com simpatia, resiliência e dedicação — qualidades que lhe são amplamente reconhecidas — João Leite apresenta-se ao eleitorado com humildade e confiança no futuro e o Partido Socialista aposta assim numa candidatura renovada, comprometida e profundamente ligada ao território e à sua gente”, lê-se no comunicado remetido aos órgãos de comunicação social.
João Santos apresenta-se com um projeto de proximidade, responsabilidade e conhecimento. construiu uma carreira sólida como Desenhador Técnico, profissão que exerceu durante quatro décadas e, entre 2013 e 2021, assumiu a presidência da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.
“Foram dois mandatos pautados por intervenções estruturantes e pela valorização dos espaços e serviços públicos, em que foi possível concretizar a requalificação do edifício sede da Junta, dar nova vida a espaços emblemáticos como o Largo Padre António Antunes Breda e o Largo de São José, reorganizar zonas de trânsito críticas, recuperar lavadouros e fontes tradicionais, e ainda investir em equipamentos para apoio aos serviços da Junta. A atenção ao espaço público estendeu-se também à criação de áreas de lazer, como o parque infantil na Urbanização Quinta do Vale, bem como à manutenção regular da rede de caminhos vicinais, um compromisso anual com a qualidade de vida das populações”, lê-se na nota de imprensa do PS Mealhada
“Conheço bem esta terra e as suas gentes. Acredito que ainda há muito por fazer, e é com esse sentido de responsabilidade que volto a colocar-me ao serviço da freguesia. Esta candidatura representa a vontade de continuar a trabalhar por uma Mealhada mais coesa, cuidada e com futuro promissor”, afirma também o candidato.