A Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista saúda “todos os eleitores que participaram ativamente neste momento fundamental para a democracia. O elevado espírito cívico demonstrado em todo o distrito é um sinal claro da vitalidade da nossa democracia e da importância do envolvimento de todos os cidadãos no processo político”.
“A Federação do PS Aveiro saúda e reconhece a vitória da Aliança Democrática (AD) neste ato eleitoral, respeitando a vontade soberana dos cidadãos expressa nas urnas. O PS saberá cumprir, com sentido institucional e responsabilidade democrática, o papel que os eleitores lhe atribuíram. Os resultados desta noite refletem a vontade expressa pelos aveirenses. O PS reconhece com humildade o veredito popular e continuará, como sempre, a trabalhar com seriedade e proximidade, em defesa dos interesses das populações de todo o distrito”, lê-se em comunicado, que acrescenta que “tal como afirmámos desde o início do mandato do atual executivo distrital, iniciado em janeiro de 2025, o Partido Socialista precisa de entrar num momento de profunda reflexão e reestruturação, que conduza à reafirmação e ao aprofundamento dos princípios socialistas que nos definem: a defesa dos trabalhadores, a valorização dos jovens, o apoio às mulheres e às famílias, o fortalecimento dos serviços públicos e o compromisso com um desenvolvimento justo e sustentável para todos. Estes resultados reforçam essa necessidade. Cabe-nos, com sentido de responsabilidade, reaproximar o PS das suas bases sociais e da realidade concreta das pessoas, repondo no centro da ação política os valores que historicamente deram força e identidade ao nosso partido”.
A Distrital em Aveiro do PS agradece “o empenho de todos os candidatos, mandatários, militantes, simpatizantes e voluntários que, com dedicação e espírito de missão, contribuíram para uma campanha marcada pelo contacto direto, pelo debate de ideias e pela apresentação de propostas concretas para o futuro da região e do país. Independentemente do desfecho em cada concelho, o Partido Socialista reafirma o seu compromisso com uma política centrada nas pessoas, na justiça social, na coesão territorial e na dignidade de quem trabalha e constrói o país todos os dias. A Federação do PS Aveiro continuará, como sempre, a ouvir as comunidades locais, a defender os serviços públicos de qualidade e a promover políticas que contribuam para o progresso de todo o distrito”.
Recordamos que, no distrito de Aveiro, a AD arrecadou 39,48% dos votos (sete mandatos), seguindo-se o PS 21,72% e o Chega com 20,69% (quatro mandatos cada).