O executivo camarário de Anadia aprovou, por unanimidade, na reunião pública, que se realizou na manhã de ontem, a proposta para realização da primeira conferência de Medicina Desportiva no concelho, em maio de 2024, bem como o preço de inscrição, que fará face às refeições dos participantes.
A iniciativa estava prevista para o início do próximo mês de dezembro, mas «por sugestão dos próprios profissionais de saúde, dada a situação que estamos a viver nesta área, marcamos novas datas para 2, 3 e 4 de maio», referiu Jorge Sampaio, vice-presidente da Autarquia de Anadia, explicando ser um projeto que «está a ser pensado e organizado há vários meses».
Para além do médico José Carlos Noronha, a iniciativa contará com «grandes nomes da medicina desportiva nas áreas da psicologia, nutrição, cardiologia e pediatria», nomeadamente, José Carneiro, Manuel Vaz e Jorge Sequeira. «Vai ser mais um grande momento do desporto no nosso concelho», enalteceu Jorge Sampaio.
Cada inscrição para os três dias tem um custo de cem euros, valor que servirá para as refeições.
Recorde-se que Anadia conta com um Centro de Alto Rendimento, localizado em Sangalhos, infraestrutura de eleição e referência nas modalidades de ciclismo, esgrima, judo, ginástica e pentatlo moderno. Em comunicado o Município enfatiza que «o desporto é um fator importantíssimo para o equilíbrio biológico, quer na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida, quer contrariando o envelhecimento. O panorama desportivo, dada a sua evolução, reclama cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos».
E é neste sentido que o Município de Anadia decidiu organizar esta Conferência de Medicina Desportiva, contando «com ilustres palestrantes de reconhecida competência que abordarão temas que respeitarão a multidisciplinaridade da Medicina Desportiva, no fito da proteção do atleta e no diagnóstico, no tratamento e na reabilitação de lesões».
Mónica Sofia Lopes