O processo de candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto 2020 entra na sua reta final. Neste âmbito, uma comitiva composta por representantes do ACES (Associação das Cidades Europeias do Desporto) Portugal e Europa vai realizar, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, a sua última visita ao concelho de Anadia, antes da decisão final que deverá ser conhecida durante o mês de janeiro de 2019.
De recordar que este processo da Candidatura teve a sua primeira etapa, em fevereiro de 2017, com a apresentação da carta de intenção, por parte do Município, de Anadia ser candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020 a qual foi aceite pela organização.
A comitiva irá realizar uma visita às várias instalações desportivas municipais, bem como encontrar-se com os responsáveis locais e os embaixadores da Candidatura.
A Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto tem como objetivo criar um grande projeto desportivo, o mais abrangente possível, transversal e inclusivo que envolva toda a população. Pretende-se elevar a história de Anadia, como terra de grandes clubes e desportistas, os quais têm colocado o nome do Município nos mais prestigiados pódios de nível nacional e internacional.
É intenção relevar a importância do investimento realizado pela Autarquia, nos últimos anos, em infraestruturas desportivas, e estimado em cerca de cinquenta milhões de euros, reforçando a promoção da excelência e da especificidade das condições de prática que oferecem, com destaque para o CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, que já acolheu atletas de mais de sessenta países de diversas modalidades, detentores de títulos europeus, mundiais e olímpicos, e que neste momento se encontra em fase de candidatura a Centro Mundial de Treino da UCI (União Ciclística Internacional).
Há ainda a realçar o conjunto de parcerias estabelecidas com as mais diversas entidades, designadamente com associações distritais, regionais e nacionais, com as federações residentes no CAR (Ciclismo, Ginástica, Judo, Esgrima e Pentatlo Moderno) e com outras federações que adotaram Anadia como local privilegiado para a realização dos seus estágios de preparação.
Um aspeto importante desta Candidatura é consolidar o trabalho de parceria com as universidades e politécnicos, nomeadamente de Coimbra e de Aveiro, a nível da investigação científica, no âmbito da atividade física e do desporto e da implementação em Anadia do Centro de Controlo de Treino.
Outro dos desideratos é o de promover Anadia como destino de Turismo Desportivo, uma vertente que conhece um crescimento sustentado e cada vez mais pautado pela diversidade, pelas tendências, pela originalidade e pela especificidade, aliando mais uma vez as diversas escalas, com destaque para a sinergia entre o concelho e as regiões.
Finalmente, pretende-se ainda destacar a vocação, o dinamismo e a exaltação que, no concelho de Anadia, são dedicados à atividade física que privilegia não só o desporto e a alta competição, mas também, e, sobretudo, a promoção e o acesso à prática das atividades físicas e desportivas junto da população em geral.
Fonte: Município de Anadia