A equipa feminina do Moita Rugby Clube da Bairrada, no passado sábado, dia 20 de outubro deslocou-se a Queluz a fim de disputar o torneio de abertura de Rugby de X.
O torneio iniciou com a disputa da fase de grupos, jogando o primeiro jogo contra o Sporting e o segundo jogo contra S.Miguel/Évora.
O primeiro jogo contra o Sporting demonstrou-se um jogo um pouco aquém daquilo que a equipa seria capaz de fazer. As nossas bairradinas demoraram um pouco a organizar-se e a reagir, ainda assim na primeira parte marcaram o primeiro ensaio da época. Na 2.ª parte, uma equipa completamente diferente, com uma defesa muito mais pressionante e ativa, provocando assim o erro da equipa leonina, que na segunda parte só conseguiram marcar um ensaio. Terminou o jogo com 7 para MRCB e 38 para SCP.
O jogo contra o S.Miguel/Évora, já se iniciou de forma diferente, onde as nossas meninas entraram desde início cheias de atitude, pressionantes, garantindo assim a maior parte do tempo a posse de bola. Este jogo terminou com um resultado de 39-0. Acabaram assim a fase de grupos em 2.º lugar, determinando que disputariam o 3.°/4.° contra o Cascais/Galiza.
Este último jogo, disputado com uma equipa forte fisicamente, iniciou-se de uma forma confusa, mas a equipa da bairrada conseguiu desenvolver ao longo do jogo uma organização coletiva, demonstrando mais uma vez uma atitude de força e garra, sempre a pressionar com uma postura agressiva na defesa e atacando de forma organizada e efectiva não sofreram nenhum ensaio, e o jogo finalizou-se com um resultado de 41-0.
Acabaram em 3.° lugar o torneio de abertura de Ten’s, sendo notória a evolução da equipa ao longo do torneio. Resultados positivos, fruto de entrega e compromisso, e reflexo de muito trabalho. Ainda há muito para percorrer e evoluir, mas a equipa da bairrada promete dar notícias em breve!
O espírito do Rugby mora aqui!
Por Sara Sequeira
…. e os Sub 16 foram a Braga
Num solarengo domingo a jovem equipa Sub 16 mista, MRC Bairrada/Viseu 2001, deslocou-se a Braga para a 1.º jornada do Campeonato Nacional Grupo B Inter-Regional de apuramento Norte/Centro para defrontar o clube local.
Quinze jovens atletas disseram presente ao evento – participar na competição do escalão Sub16, o que, ressalvamos este ponto, permitirá que o clube tenha em competição uma equipa no escalão Sub14, uma equipa no escalão Sub 16, e outra no escalão Sub 18. – pelo que foi com muito nervos que subiram ao sintético do campo 25 de Abril.
Nos primeiros minutos ambas as equipas quiseram mostrar os seus pergaminhos, com bons movimentos de lado a lado, mas aos poucos a maior experiencia do Braga Rugby – equipa que já compete desde o ano passado, o maior poderio físico começou a fazer pender a balança para os da casa. Ao intervalo os Garranos já venciam por 24-0.
A equipa foi-se desmoralizando, ficando mais cansada e sem substituições possíveis – e com dois ligeiros toques – pelo que foi com naturalidade que o Braga continuou a carregar no jogo e a fazer crescer o “score”. No final vitória dos da casa por 65-0.
Apesar de tudo, e tendo em conta que foi a primeira vez que a equipa esteve toda junta, só podemos ficar esperançados para o futuro. Será necessário trabalho, dedicação e empenho, mas estamos certos que os nossos jovens conseguirão dar a volta por cima.
Um bom domingo de Rugby
Por João Quintela