O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, é assinalado, no Município da Mealhada, com um conjunto de iniciativas das quais se destaca o fórum/ debate “A importância da intervenção social local”, que teve início às 9h 30m de hoje, quarta-feira, no Espaço Inovação da Mealhada.

A iniciativa, segundo um comunicado da autarquia, “procura explorar caminhos e partilhar ideias e práticas de intervenção junto das comunidades, numa perspectiva inclusiva e integradora de combate à pobreza”.

Tendo como subtemas “A eficácia das políticas sociais locais: oportunidades e constrangimentos” e “O trabalho concertado entre entidades e técnicos”, a sessão é dirigida às entidades da Rede Social da Mealhada, nomeadamente representantes, autarcas, dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), técnicos/as, bem como aos grupos sociocaritativos e aos restantes agentes sociais concelhios.

À tarde, a partir das 14h 30m, e já nas instalações da “Roda Viva” – Loja Social (num dos espaços do Estádio Municipal) será dinamizado um “workshop”, em parceria com a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, sobre alimentação saudável e gestão orçamental, dirigido aos agregados familiares beneficiários da Loja Social.

No mesmo horário, também o Centro de Interpretação Ambiental realiza uma sessão de sensibilização intitulada “No tempo dos meus avós não se fazia tanto lixo”, dirigida a utentes seniores das IPSS concelhias e a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O objetivo é recordar o que se utilizava antigamente e comparar com o estilo de vida actual, apresentar medidas de poupança de água, energia e de aquisição de produtos”, lê-se na mesma nota municipal.

A data marca o início de uma campanha de recolha de têxteis, que dura até dia 17 de novembro, na Loja Social e Juntas de Freguesia, cujos bens adquiridos serão, posteriormente, distribuídos pelas famílias beneficiárias da Loja Social.