Sandro Alves, natural da Mealhada, é um dos oradores do segundo Encontro de Cientistas Portugueses em França, que se realiza no próximo sábado, dia 29 de setembro. “Fui convidado para durante uma hora discutir diversos pontos sobre ciência e educação com outros cientistas”, disse, ao «Bairrada Informação», o jovem cientista, residente em França há já alguns anos, e que, há pouco menos de um mês, esteve de passagem pela Mealhada.
O evento, e segundo publicação do Diário de Notícias, vai contar com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que pretende “estabelecer novas cooperações” e também defender os investigadores portugueses em França e em Portugal.
Na página oficial do encontro, na rede social Facebook – AGRAFr – Association des Diplômés Portugais en France -, é, desta forma, que descrevem o jovem que, em maio de 2017, foi condecorado pela Câmara Municipal da Mealhada:
“Sandro Alves tem catorze anos de experiência em investigação em doenças neurodegenerativas e em terapia génica. É o responsável do departamento de investigação pré-clínica na Brainvectis terapêuticas, uma start-up formada a partir de investigação pública efetuada no INSERM, dirigindo o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para as doenças de Huntington, Alzheimer e ataxias espinocerebelosas. Antes de se juntar à Brainvectis, o Sandro conduziu o seu período de pós-doutoramento no Instituto do Cérebro e da Espinal Medula em Paris e também no Instituto de Investigação e Imagen Biomédica (MIRCen, Paris) desenvolvendo estudos terapêuticos em modelos animais de doenças neurodegenerativas e em primatas não-humanos. Obteve o seu doutoramento pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra onde desenvolveu estratégias terapêuticas de combate à doença de Machado-Joseph.
Distinções:
Prémio Artigo destaque/Bayer: Sociedade Portuguesa de Neurociências (em 2 ocasiões); Prémio da Sociedade Portuguesa de Genética Humana; Prémio Pulido Valente Ciência.
Sandro Alves foi ainda distinguido pelo Lions Clube da Mealhada, Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e é Embaixador da Bairrada desde 2017”.
https://www.linkedin.com/in/sandro-alves-3a891b7/
Imagem: Facebook “Associação Rota da Bairrada”
























