Foi em Albufeira, num programa que esteve durante horas a ser transmitido pela RTP, que este domingo, dia 16 de setembro, a “Mesa da Bairrada ao Mondego” se sagrou uma das “7 Maravilhas à Mesa” de Portugal.

Durante o dia, a gala foi antecipada com um programa de manhã em Olhos d’Água, seguindo-se, à tarde, a apresentação das catorze mesas finalistas, das quais só sete se sagraram vencedoras, numa cerimónia transmitida pela RTP, a partir da Praia dos Pescadores, em Albufeira.

“Da Bairrada ao Mondego” concorreu com as mesas de Albufeira, Alijó, Bragança, Chaves, Lagoa, Lajes do Pico, Mirandela, Monção, Terra da Chanfana, Tomar, Vila de Frades, Vila Real e Zambujeira do Mar.

A candidatura da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego “sentou” à mesma mesa os municípios de Mealhada, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova e promoveu sete propostas gastronómicas e patrimoniais: Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).

Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego contou, para além da parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco.

Durante o programa estiveram presentes os diretores da AD ELO, representantes dos seis municípios e dos parceiros envolvidos, assim como os chefs Luís Lavrador (chef convidado) e Dora Caetano (chef que substituiu Luís Lavrador quando esteve ausente com a seleção nacional de futebol) e ainda o padrinho da mesa, o músico natural de Coimbra, André Sardet.

 

Fonte: “Mesa da Bairrada ao Mondego”