“Apareceu mais uma imagem religiosa na obra que está a ser feita no Convento de Santa Cruz, no Bussaco”. Palavras de Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, na manhã desta quinta-feira, dia 30 de agosto, não adiantando mais pormenores.

Para o autarca, e também devido a estes “achados”, esta “está a ser a obra mais complicada que o Município já fez”, enfatizando, contudo, que as novidades “encontradas” podem vir a impulsionar “algo mais forte” relativamente ao turismo religioso no Bussaco.

Recordamos os nossos leitores que, no início do mês, Rui Marqueiro revelou que tinham sido encontradas “esculturas religiosas” junto à parede lateral esquerda (estando de frente para o altar na Igreja) do Convento. “Na picagem de uma das paredes, que outrora fora uma passagem, estavam as imagens de Cristo (sentado e virado para o altar), em terracota, e da Virgem e de São João Baptista, ambos em calcário”, explicou, na altura, Nuno Silveira, arqueólogo, da Palimpsesto, que acompanha as obras que estão a ser realizadas no património edificado da Mata do Bussaco, que abrange também as Capelas dos Passos da Via-Sacra.

Segundo conseguimos apurar, a imagem agora divulgada terá sido encontrada na mesma zona das anteriores.

 

Texto de MSL

Fotografia de José Moura