A Câmara da Mealhada apresentou, ontem (30 de agosto), a programação cultural do Cineteatro Messias para os próximos quatro meses. Blind Zero, Lucky Duckies, Paco Bandeira e o actor Carlos Cunha, com a peça “A Grande Ressaca”, são os cabeças de cartaz dos espectáculos agendados até ao final do ano, numa panóplia de eventos, onde para além de actividades das associações concelhias, haverá espaço para três musicais – Pinóquio, Cinderela e O Príncipe Nabo – destinados ao público mais jovem.

Num mês muito dedicado às sessões de cinema – com os filmes “Missão Impossível 6”, “Hotel Transylvania 3 (versão portuguesa)”, “Homem – Formiga e a Vespa”, “Teen Titans Go! (versão portuguesa)” e “MEG – Tubarão Gigante” -, será a 22 de setembro, pelas 21h 30m, que subirá ao palco “A Grande Ressaca” com o ator Carlos Cunha.

Em outubro, o palco é dos Blind Zero na noite do dia 6; o musical Pinóquio, pela Plateia d’Emoções, a 12 e 13 de outubro; e a 14 e 19, respetivamente, dá-se o concerto do Grupo Coral Columba e um encontro de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. No dia 20, o Festival de Acordeão, dos Aposentados da Bairrada, tem início às 21h 30m, e no mesmo horário, mas a 27, decorrerá um espetáculo dos Bombeiros da Mealhada.

No mês de novembro, o concerto dos Lucky Duckies acontece a 3, seguindo-se, no dia seguinte, o vigésimo nono aniversário do Grupo Coral Magister. O musical Cinderela realiza-se 9 e 10, onde a noite deste último dia será também dedicada ao Social Moda, um evento que junta as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Os teatros levados a cabo pela Oficina do Cértima e Aguarela de Memórias realizam-se a 17 e 24, respectivamente, e a 30 decorrerá um concerto pela Associação de Aposentados da Bairrada.

Dezembro começa com um espetáculo do Batuque, no dia 1, prosseguindo a 8 as Escolíadas Júnior (evento que se prolonga para o dia seguinte) e o concerto de Paco Bandeira com a Filarmónica Lyra Barcoucense. No dia 9, a lusense Edna Costa apresenta o seu segundo álbum, a 15 realiza-se Gala de Natal da Misericórdia da Mealhada e o musical “O Príncipe Nabo” na noite do dia 22.

Para Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, a anunciada programação rege-se pela tónica “da diversidade, destinada a vários tipos de público, bem como para diferentes idades”. “Alguns dos espetáculos serão à bilheteira, onde, apesar de dependermos dos artistas, tentaremos ter preços acessíveis para os eventos serem o mais popular quanto possível”.

E no caso, por exemplo, dos Blind Zero os bilhetes têm um custo de dez euros, sendo que os associados (e um acompanhante) da Associação Mutualista Montepio terão um desconto de vinte por cento mediante a apresentação do respetivo cartão de associado.

O cartaz tem um cunho forte para com as associações e artistas do concelho da Mealhada. “Vamos ter o concerto de Paco Bandeira com a Filarmónica de Barcouço e sabemos que são momentos que marcam. Há pouco tempo a da Pampilhosa esteve em espetáculo com Fernando Tordo e, em quase cem anos de existência, disseram que nunca tinha tido uma oportunidade deste género”, referiu também Nuno Canilho, vereador da Cultura do Município, defendendo “a estratégia ecléctica” que tem sido levada a cabo, nos últimos meses, para aquele espaço cultural. “Estamos a dar continuidade a esse trabalho e a perceber o que corre bem e o que corre menos bem”, acrescentou.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Moura