Pedro Carvalho, de trinta e nove anos, encabeça uma lista à presidência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. Residente em Anadia, o jovem “regressa” à casa onde foi bombeiro, cerca de uma década, e garante estar a fazê-lo em prol do “bem-estar” e relacionamento entre órgãos sociais e comando, afirmando querer também “envolver a comunidade, nomeadamente, com uma campanha forte de angariação de novos sócios”.

Foi tornada pública, no final de 2017, a incompatibilização entre os atuais órgãos sociais e o comando nos Bombeiros de Anadia. Ao «Bairrada Informação», ambas as partes reagiram ao facto e, em pouco tempo, o assunto tornou-se viral nas redes sociais. Pedro Carvalho foi um dos que leu e releu as publicações, considerando que “muito se falava, mas poucas ideias iam surgindo”. “Ora, com as eleições à porta (março de 2018) resolvi ser eu a lançar o mote para uma candidatura”, confirmou ao nosso jornal.

A 6 de janeiro de 2018, após vários contactos, “nasceu” a candidatura “Mais Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Anadia”, encabeçada por Pedro Carvalho. “Se há uma falta de diálogo irreversível e pessoas disponíveis para seguirem este caminho em prol do bem-estar da Associação. Porque não?” questiona, retoricamente, o candidato.

Pedro Carvalho lamenta, contudo, que “muitas das pessoas disponíveis não possam estar presentes na lista, uma vez que fruto da aprovação dos novos estatutos da Associação, em Dezembro passado, ‘obriga’ a que só possam estar numa lista ou proceder à votação, sendo sócios há mais de cento e oitenta dias”.

“Noventa por cento das pessoas que mostraram interesse em seguir este caminho, não o podem concluir neste momento, uma vez que só agora se tornaram sócias”, lamenta Pedro Carvalho que, contudo, não vê nisto uma impedimento “à angariação de novos sócios”, que tem feito desde o final do ano. “Isto é que é de facto importante para os Bombeiros, pessoas novas na Associação que se envolvam na causa…”, explica o candidato, garantindo “que esta angariação deveria ter sido feita sempre, bem como o pedido de apoio a empresas concelhias”. “Eu tenho uma e nunca me pediram nada. É estranho!”, referiu.26972874_1997863253564360_977379001_o

Como principais linhas gerais da candidatura, Pedro Carvalho pretende “melhorar os serviços com a delegação de funções pelos vários elementos”; “tentar renovar as equipas, com pessoas experientes em diversas áreas, que tenham muito a dar à Associação, independentemente da idade”; “informatizar o trabalho com o apoio de empresas e de pessoas”; e ser potenciada uma dinâmica que torne “‘a casa’ melhor, ano após ano”.

Para Pedro Carvalho na base de tudo isto está a intenção “de ser criada uma equipa coesa, que envolva comando e órgãos diretivos”. “Uma direção não deve mandar no comando e nem o contrário deve acontecer, contudo, um comando saberá melhor que mangueiras e que viaturas são precisas e essenciais à sua função…. à direção cabe a sua aprovação ou não…”, explica ainda.

Questionado sobre o papel da atual comandante dos Bombeiros, caso a candidatura em questão venha a ser a vitoriosa, Pedro Carvalho garante que “tem havido muitas conversas, de parte a parte”. “A Ana Matias, tal como eu e a equipa que já tenho comigo, tem por base o superior interesse dos Bombeiros, o que significa que está disponível para ficar, mas também, se for o caso, para sair, na altura que for mais conveniente para todos, mediante a análise de vários fatores”, afirma o candidato, que quer “também trazer para a Associação, alguns bombeiros que foram saindo nos últimos anos e que são uma mais valia para o comando”.

 

Mónica Sofia Lopes