Um milhar de pães vai sair da região da Bairrada rumo a Leiria, no próximo domingo, numa ação conjunta entre duas padarias da Póvoa da Mealhada, uma da Pampilhosa e outra de Anadia. A mentora da iniciativa apela a que a população local se possa juntar entregando alimentos enlatados, águas e produtos de higiene, ou até roupas e mantas.

«Entre colegas de profissão falamos de como poderíamos fazer chegar o nosso produto a Leiria e foi difícil o contacto, só tendo conseguido fazê-lo através da Cáritas de lá», declarou, ao nosso jornal, Liliana Ferreira, proprietária da Padaria A Madrugadora, na Póvoa da Mealhada, garantindo que «a responsável com quem falamos não tinha certeza se poderia ou não aceitar pão, mas ligou logo de seguida a dizer que sim, as quantidades que entendessemos. É que para além de muitas famílias que estão a ajudar, o que sobrar segue para instituições, agentes da proteção civil e até para o hospital».

A iniciativa foi divulgada nas redes sociais, para que, segundo Liliana Ferreira, «possamos ajudar o mais possível, com outros bens, nesta viagem», que parte às 14h00, do próximo domingo, dia 1 de fevereiro, aceitando as entregas na Padaria A Madrugadora, até às 12h00 desse mesmo dia. A iniciativa, para além desta padaria, tem a cooperação da Padaria Manaia, na Póvoa da Mealhada; da Padaria Virgínia, de Anadia; e do Padeiro À Porta, da Pampilhosa.

«Trabalho domingo a partir da meia noite e meia e sigo para Leiria depois de tudo fazer», diz, explicando que «o que se vê lá, pela televisão, é uma situação trágica, sem água, luz, comunicações e até já começam a faltar alguns bens». «Se fosse ao contrário, e estivéssemos nós assim, gostaríamos que também nos ajudassem. Se levar uma carrinha cheia de bens, fico toda contente», declarou, garantindo ainda: «O pouco que seja, é muito importante para Leiria».

O contacto disponível, para quem quiser colaborar, é o 930 604 398.

 

Mónica Sofia Lopes