As seleções de hóquei em patins e a Federação de Patinagem de Portugal foram os grandes homenageados na 18.ª Gala Desportiva do Município da Mealhada, evento que anualmente premia o trabalho de atletas, dirigentes, treinadores e clubes do concelho mealhadense. As boas infraestruturas desportivas foram enaltecidas durante toda a cerimónia, onde o papel das famílias dos atletas não foi esquecido.

A Federação de Patinagem de Portugal, que em 2024 celebrou cem anos, recebeu o Alto Prestígio. «As pessoas de Luso, Mealhada e Ventosa do Bairro são pessoas com quem gostamos de partilhar emoções. A primeira vez que viemos para aqui em estágio foi há 22 anos e contamos com infraestruturas de excelência, tanto desportivas, como no Grande Hotel de Luso», referiu Luís Sénica, presidente da Federação, que enfatizou: «Aqui temos as condições ímpares e as pessoas são, para nós, família».

Durante a Gala foram homenageadas as seleções de hóquei em patins de Sub-17; Sub-19; Sub-23; e a seleção nacional A, todas campeãs europeias na última época. «Obrigada por nos deixarem fazer parte da vossa história», agradeceu António Jorge, presidente da Autarquia da Mealhada, que congratulou «o crescimento desta Gala», que surgiu precisamente num dos mandatos em que era vereador com o pelouro do Desporto. «O concelho da Mealhada cresceu muito ao nível desportivo e este compromisso tem sido reconhecido. Temos campos e pavilhões para inúmeras modalidades, que afirmam o desporto e ajudam atletas, dirigentes, treinadores e pais a atingirem resultados com mérito, dedicação, esforço, disciplina e espírito de equipa».

Nas categorias de grupo por nomeação, a equipa de Sub-17 em futebol masculino do Clube Desportivo de Luso foi a Equipa do Ano; Matilde Sá, futebolista no Clube de Albergaria, foi a Revelação do Ano; Joaquim Martins, da Associação Trilhos Luso Bussaco, foi o Dirigente do Ano; João Magalhães, do Luso Ténis Clube, é o Treinador do Ano; João Pedro Alegre, da Patinagem Artística do Hóquei Clube da Mealhada, é o Atleta do Ano; e o andebol da Casa do Povo da Vacariça é a Associação Desportiva do Ano.

Nas categorias individuais, Pickleball Clube da Pampilhosa recebeu o Prémio Incentivo, «pela dinamização local desta nova modalidade, que alia o ténis, o badminton e o ténis de mesa»; Luís Ferreira, do Hóquei Clube da Mealhada, recebeu o Prémio Carreira, «dedicando mais de duas décadas à arte de ensinar a patinar e a formar pessoas»; e Álvaro Quinteiro arrecadou o Prémio Dedicação, «que mantém desde 2000 uma ligação duradoura ao Futebol Clube da Pampilhosa, tendo sido atleta, dirigente, treinador e técnico de equipamentos, desempenhando ao longo dos anos vários cargos nos órgãos sociais e nos departamentos de formação e sénior».

O Mérito Desportivo foi entregue às equipas de Sub-17 (CD Luso) e Sub 15 (GDM); à Bianca Rodrigues (SC Beira-Mar); Sofia Batista (FC Pampilhosa); Matilde Almeida (SC Braga); Tomás Almeida (Karaté Pampilhosa); Maria Helena Valença Ferreira (Rugby Agrária de Coimbra); Eduardo Cunha (Columbófila Cantanhedense); Arsénio Santos (Endeavor Maratones); Beatriz Várzeas (Bembibre Hockey Club); à equipa sénior (Luso Ténis Clube); ao Marcelo Paulo (Natação – Associação Olhar 21); e aos atletas Joaquim Godinho, Carlos Cunha, José Martins, António Graça, Eunice Magalhães, Diogo Reis e Carlos Simões, bem como à equipa de Corta Mato, dos Trilhos Luso Bussaco).

 

Mónica Sofia Lopes