Álvaro Gomes dos Santos, natural da Póvoa do Garção, no concelho da Mealhada, nasceu a 26 de janeiro de 1925, tendo completado, na passada segunda-feira, 101 anos. O dia foi assinalado com uma festa na Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, onde o aniversariante está institucionalizado no Centro de Dia.
Álvaro Santos, de 101 anos, e a esposa Maria Seabra, de 89, têm a mesma rotina há já alguns anos. «A mobilidade passou a não ser a mesma e já têm que nos a ajudar a vestir, para vir para aqui», conta Maria de Jesus Seabra, explicando que saem de casa às 9h30 e chegam por volta das 18h30 «já jantados» e que, por isso, «é só deitar e dormir». «Aos sábados e domingos levam-nos as refeições», complementa.
Álvaro dos Santos elogia as refeições «Aqui é tudo maravilhoso, mas o melhor é mesmo a comida», elogia, referindo que os dias são passados «a ver televisão, a conversar e às vezes damos um passeio no jardim da instituição (que frequentaram também em regime de apoio domiciliário)».
O casal teve três filhos – um faleceu aos 29 anos de acidente de mota -, tendo o nosso jornal falado com Maria da Laura, de 69 anos, a filha do meio. «O meu pai está muito bem para a sua idade, transparece juventude e é muito bem tratado aqui», declarou a filha de Álvaro dos Santos, explicando que «os pais trabalharam sempre muito, mas como o meu pai andava com os animais, tem menos mazelas que a minha mãe, que andava no campo com a enxada na mão, numa altura em que se carregava tudo à cabeça. Até nós, os filhos, quando vínhamos da escola, ajudávamos muito no campo».
Nos seus 101 anos, esposa, filha, colaboradores e utentes da ADCRA cantaram os parabéns ao aniversariante, que se apresentou engalanado a rigor para a festa, onde nem o espumante faltou. «Estou muito feliz e não posso dizer melhor destas pessoas», disse Álvaro dos Santos, ao nosso jornal, defendendo que «Deus entende que eu mereço completar esta idade».
Sobre a promessa de regressarmos à comemoração dos 102 anos, o aniversariante é perentório: «Isso logo se vê. O importante é a festa de hoje».
Mónica Sofia Lopes























