A Associação do Carnaval da Bairrada tem abertas as candidaturas, até às 23h59 de 31 de janeiro, para Miss Bairrada, uma tradição recuperada pela atual direção da ACB. A vencedora, será conhecida numa cerimónia a 6 de fevereiro, e desfilará nos corsos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada ao lado do artista e apresentador João Baião. «Queremos alguém animado que vá sempre a dançar e mesmo que o samba não seja o potencial da concorrente, nós prometemos um “workshop” na semana antes do Carnaval em contexto de escola de samba. O fator principal é as nossas jovens não perderem esta oportunidade de se candidatarem a serem rainha do Carnaval da Mealhada», apela Márcio Freixo, presidente da direção da ACB.
A Associação do Carnaval da Bairrada procura a Rainha do Carnaval da Mealhada de 2026, que acompanhará os corsos das tardes de 15 e 17 de fevereiro e da noite de 16. O concurso, levado a cabo pela a ACB, sagrará também as primeira e segunda Princesas. Entre outras, algumas das obrigatoriedades é o das candidatas terem 18 anos até 31 de janeiro de 2026 e serem residentes ou naturais da Bairrada.
«As candidatas deverão enviar um vídeo, com a duração máxima de dois minutos, onde se devem apresentar e dançar ao ritmo de um samba. Caso a candidata assim queira, poderá incluir também outro tipo de dança. Será valorizado, no vídeo enviado, a criatividade da apresentação e a performance», lê-se no regulamento do concurso, que explica que «as candidaturas, acompanhadas do vídeo de apresentação, juntamente com uma breve descrição com os dados pessoais: nome, idade, profissão, contacto telefónico, email, redes sociais e um pequeno texto com a motivação». A informação solicitada deve ser remetida para o correio eletrónico geral@carnavalbairrada.com.
As candidatas serão avaliadas por um painel de jurados, numa escala de 1 a 10 pontos por cada um, ponderando «a Beleza, Postura, Simpatia, Comunicação e Performance».
O título é válido por um ano, que inicia após a eleição e termina com a realização da Miss Bairrada ACB 2027.
Carnaval inclusivo com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
O Movimento Surdo de Coimbra estará representado no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, com quatro intérpretes, no desfile de domingo, dia 15 de fevereiro, a partir das 14h30. Segundo Márcio Freixo, presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, «numa das bancadas teremos estes profissionais a irem interpretando o corso».
A Mealhada vai ter o cortejo acessível para incluir a comunidade surda. Se gostam de samba, venham ter connosco para se divertirem», lê-se numa publicação do movimento na rede social Instagram, onde incitam a comunidade surda a comentar «vou» ou «quero», uma vez que «temos bilhetes para sortear».
«Uma das nossas premissas é que o nosso Carnaval possa ser inclusivo, considerando que, com pequenos passos, podemos fazer a diferença para muitos», declara o presidente da direção da ACB, recordando que uma das escolas de samba em desfile, a Real Imperatriz, de Casal Comba, «já há muitos anos tem uma ala exclusiva para utentes do Centro de Santo Amaro da APPACDM de Anadia».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia da edição de 2025



















