Depois da SemiFinal Norte e da SemiFinal Sul do XII Concurso da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação “O melhor Bolo-Rei de Portugal”, a Final acontece este sábado, dia 22 de novembro, em Coimbra – no Centro Comercial Alma Shopping -, com 67 bolos finalistas. Inscreveram-se 75 empresas, num total de 230 bolos a nível nacional.
O evento terá início pelas 10h30, no Piso 1 do Centro Comercial, com a entrega dos produtos a concurso, durante a qual o Alma Shopping vai receber todos os participantes desta edição, com a sua unidade de produção licenciada nas categorias de: Bolo-Rei, Bolo Rainha, Bolo-Rei Escangalhado, Trança de Natal e Inovação.
Após a Prova Cega, marcada para as 14h30, terá lugar a divulgação pública e a entrega dos prémios, que vai realizar-se pelas 17h00, no Piso 1 do Centro Comercial Alma Shopping. Será vencedor o produto que obtiver maior pontuação global, segundo critérios minuciosos de avaliação como: textura, uniformidade, mastigação e aroma.
Com esta iniciativa, a ACIP pretende estimular a contínua melhoria de produtos tradicionais, como é o caso do Bolo-Rei e, desta forma, dignificar e dinamizar o Setor da Panificação e da Pastelaria Nacional.
O Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal” tem como principal objetivo estimular a melhoria da qualidade do Bolo-Rei, pretendendo-se com a presente iniciativa, dignificar e dinamizar o Setor da Panificação e da Pastelaria. A concurso puderam estar todos os fabricantes de Bolo-Rei, com a sua unidade de produção licenciada, sendo que cada participante só poderia apresentar um produto em cada categoria e também só podia participar numa das Semifinais.
Na Semifinal Norte estiveram os participantes oriundos dos distritos de Viana do Castelo,
Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra; e na Semifinal Sul, os dos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja, Faro, Madeira e Açores.
Compete ao júri analisar individualmente cada critério de avaliação, utilizando a percentagem correspondente, resultando daí a ordem de classificação. E quando se fala em critérios, fala-se em apreciação minuciosa de cada categoria, que pode ir desde a textura do miolo, passando pelo sabor, só terminando no aspeto geral.
Todos os finalistas vão receber um Certificado por terem alcançado a Final do XII Concurso ACIP – “O Melhor Bolo-Rei de Portugal” – e será atribuído um prémio ao primeiro lugar de cada uma das cinco categorias.
Imagem com Direitos Reservados

























