A Assembleia Municipal de Anadia vai reunir em sessão extraordinária esta sexta-feira, 21 de novembro, pelas 19h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Trata-se da primeira reunião do plenário, relativo ao mandato 2025-2029, a qual será transmitida online, através dos canais digitais do Município.

Nesta sessão os deputados municipais irão proceder à eleição dos elementos que irão representar a Assembleia Municipal em diferentes entidades e organismos, designadamente quatro membros, mais um suplente, para integrarem a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA); nove cidadãos de reconhecida idoneidade, seis dos quais efetivos e três suplentes, que substituem os vogais efetivos nas suas faltas e impedimentos, para integrarem o Conselho Municipal de Segurança; um presidente de Junta de Freguesia que, em representação das Freguesias do Município, irá integrar o Conselho Municipal da Educação; um autarca de Freguesia para integrar o Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal; dois representantes das Freguesias para integrarem a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais; um Presidente de Junta de Freguesia como delegado ao XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP); um representante das Juntas de Freguesias para integrar a Comissão Municipal de Proteção Civil; e um representante das Juntas de Freguesia para integrar o Conselho Municipal da Saúde.

A Assembleia Municipal irá ainda debater e votar as propostas da Câmara Municipal relativas à fixação das taxas municipais do Imposto Municipal sobre Imóveis; lançamento de Derrama; fixação da percentagem de participação no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares; e de Direitos de Passagem para 2026.

No final da ordem de trabalhos está ainda previsto um período para intervenção do público.

 

Bancadas posicionaram-se na tomada de posse

Recordamos que foram eleitos e já tomaram posse, no final do mês de outubro, os deputados municipais deste órgão, que tem como presidente Pedro Esteves e como primeiro e segundo secretários, Vera Lucia Rodrigues e João Gaspar. Da mesma bancada – Anadia Primeiro (PSD / CDS) – estão eleitos Nuno Portovedo, José Pedro Soares, Sandra Queiroz, Ricardo Manão, Ema Paula Pato, Pedro Veiga, Luis Pedro Rodrigues, Dina Marinha, Óscar Ventura e Maria Rocha. Por esta coligação tomaram também posse os presidentes das Juntas de Freguesia: Manuel Veiga (Avelãs de Cima), Manuel Neves (Moita), Licínio Santos (São Lourenço do Bairro), Artur Salvador (Sangalhos), Carla Fernandes (Vilarinho do Bairro), David Fernandes (Vila Nova de Monsarros), Luis Miguel Pereira (União das Freguesias de Arcos e Mogofores), Eliziário Camelo (União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro) e Arménio Cerca (União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas).

Pelo Partido Socialista foram eleitos Sérgio Bandeira, Joaquim Pereira, Catarina António, Carlos Pinto e José Lopes. Pelo Chega, tomaram posse Jorge Semedo, Daniela Silva (que substituiu Cláudia Curto, que renunciou ao mandato) e Américo Simões.

Tomou ainda posse, pelo movimento “Sempre Pela Nossa Terra”, Lúcia Rodrigues, eleita presidente da Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho.

Na sessão de tomada de posse, Jorge Semedo, do Chega, agradeceu “a confiança depositada pelos munícipes”. Do PS, Sérgio Bandeira, referiu tratar-se de “um novo ciclo democrático no concelho, em que tenho o privilégio de poder servir a comunidade. A democracia faz-se com pessoas e cada gesto conta”. “Estamos aqui em nome da comunidade e cada lugar destes é um lugar de confiança, emprestado pelos cidadãos”, disse ainda, concluindo que “o futuro do concelho se constrói com diálogo e sentido de serviço público”.

Do “Anadia Primeiro”, Nuno Portovedo declarou que “a maioria expressiva representa confiança, mas também esperança. Dá-nos muito mais responsabilidade”. “Procuraremos guardar consensos, porque em democracia ganhamos sempre todos”.

 

“Fiscalizaremos com responsabilidade, para não travar o desenvolvimento”

Pedro Esteves, presidente da Assembleia Municipal, referiu que em Anadia “encontramos o melhor exemplo do que é Portugal. Vivemos tempos exigentes, mas temos de continuar a afirmar Anadia como um concelho moderno e inovador”. Já sobre o órgão garantiu que os seus membros “fiscalizarão com rigor, mas também com responsabilidade para não travar o desenvolvimento”.

Jorge Sampaio, presidente do Município de Anadia, também proferiu algumas palavras, aquando da tomada de posse, dirigidas aos deputados municipais. “A responsabilidade que o povo de Anadia vos deu – serem observadores e fiscalizadores do executivo e da atividade municipal, em representação dos próprios – é a mais elevada tarefa que a democracia prevê. Vocês representam os quase trinta mil proprietários desta sociedade que se chama concelho de Anadia. A nobreza de tal função será proporcional ao respeito que tiverem pela mesma”.

“Da minha parte, e do executivo que lidero, podem contar com a total disponibilidade para todos os esclarecimentos que tiverem por necessários, num processo de diálogo permanente e transparente”, prometeu.

Dirigindo-se a Pedro Esteves, o edil afirmou que “chegou o momento de dar ao Municipio de Anadia, o que tanto deste ao país”. “Tenho a certeza que serás um presidente da Assembleia Municipal ativo e atento, e que serás sempre um fiel democrático na gestão de todas as partes”.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados