António Jorge Franco, do Mais e Melhor – Movimento Independente, tomou posse, por mais quatro anos, como presidente do Município da Mealhada, depois da sua reeleição no passado dia 12 de outubro, em que conquistou a maioria no executivo com quatro mandatos, tendo na oposição três eleitos pelo Partido Socialista. «Continuar a desenvolver o concelho da Mealhada, promovendo o crescimento económico, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida» foi o compromisso deixado pelo empossado.

«Apostar na recuperação e valorização do património nas aldeias, vilas e cidade; reforçar o compromisso com o ambiente, promovendo políticas sustentáveis para as florestas, rios e espaços verdes; continuar a investir no turismo e na cultura, como motores do desenvolvimento, de identidade e de valorização do território; priorizar a habitação para fixação de jovens e famílias; apoiar a economia local e aproximar os cidadãos dos serviços públicos; e o reforço do compromisso com os empresários do concelho» foram alguns dos indicadores deixados por António Jorge Franco, para o próximo mandato, que destacou ainda «a restauração e hotelaria como pilares fundamentais da estratégia turística pela captação de visitantes para o território, criando postos de trabalho e riqueza local».

O autarca enfatizou «a importância de trabalhar em equipa», nomeadamente, no que toca às áreas da saúde, da educação, da proteção civil e da segurança. «O trabalho conjunto, o respeito mútuo e o espírito de colaboração fazem a diferença», disse, deixando uma palavra às associações culturais, desportivas, sociais e recreativas. «São a alma viva do concelho, representam o melhor da participação cívica e da solidariedade. As associações contam connosco para valorizar o seu papel e reforçar o apoio à sua missão», enfatizou.

Às Juntas de Freguesia, o edil enalteceu o facto de serem «a linha da frente, o primeiro rosto do poder local, a quem os cidadãos recorrem em primeiro lugar. A proximidade e o conhecimento do terreno tornam-nas parceiras insubstituíveis. Contamos com cada presidente de Junta e com cada equipa de freguesia para juntos, continuarmos a construir um concelho mais equilibrado, mais coeso e mais próximo das pessoas».

O presidente da Câmara da Mealhada prestou ainda «um agradecimento muito sentido a todos os trabalhadores e colaboradores da Câmara Municipal, que todos os dias fazem acontecer nas obras, nos serviços, nas escolas, nos gabinetes e nas ruas. As metas conquistadas pelo Município, o trabalho desenvolvido e os avanços em termos da melhor prestação de serviços devem-se a todos vós».

«A Mealhada tem tudo para continuar a ser um concelho de referência e a nossa equipa está pronta para trabalhar por esse objetivo, com transparência, diálogo e espírito de serviço público. Podem contar com uma Câmara que escuta, compreende e age, com determinação e proximidade; que trabalha ao lado das pessoas e para as pessoas; e que valoriza o que temos de melhor. Juntos, faremos da Mealhada um concelho cada vez mais forte, mais coeso e mais próspero», rematou.

Pelo Mais e Melhor, António Jorge Franco volta a ter na sua equipa Filomena Pinheiro e Ricardo Santos e conta ainda com a entrada de Nuno Veiga, presidente da Junta de Casal Comba nos últimos dois mandatos. Do PS tomaram posse para o executivo Guilherme Duarte, Claudemiro Semedo e Paula Borges.

 

«Unidos pela democracia e pela liberdade», prospera o reeleito Carlos Cabral

Carlos Cabral que, pelo Mais e Melhor – Movimento Independente, foi reconduzido presidente da Assembleia Municipal da Mealhada, começou por dizer que os eleitos «têm uma grande responsabilidade sobre os ombros, num momento em que as ideias democráticas nem sempre correspondem à sua raiz. Temos de estar unidos pela democracia e pela liberdade».

O autarca desejou «força, trabalho, estudo e amor à nossa terra». «Que nunca nos esqueçamos que estamos nestes órgãos porque fomos eleitos, em eleições livres e democráticas», enfatizou.

A constituição da mesa da Assembleia Municipal na Mealhada tem ainda João Louzado como primeiro secretário e Rosa Maria Sousa para segunda secretária.

 

Mónica Sofia Lopes