Natural de Recife, no Brasil, Osvaldo Pessoa está na Mealhada há quase uma década a trabalhar na área da restauração, em duas casas que garante terem sido «família». Há cerca de um ano, este imigrante de 41 anos abriu o seu próprio espaço, o «Memorável – Steakhouse», que se situa no Parque da Cidade, com o objetivo de que «as pessoas gostem de estar aqui». «Não me importo que a pessoa se sente ao meio dia e saia às 17h00. Quero é que se sinta literalmente em casa», diz.

Chegou a Portugal, concretamente à Mealhada, em 2016, e na bagagem trazia a experiência de um restaurante, em sociedade, no Aeroporto Internacional do Recife. «Desde os dezoito anos que trabalhei sempre me restauração. No primeiro trabalho, comecei por lavar tachos. Depois fui evoluindo e fazendo muitas formações. O que aprendi foi com a escola da vida», desvenda Osvaldo Pessoa, que, na Mealhada, começou por trabalhar num empreendimento turístico, em Sernadelo, hoje fechado. «Aquele sítio foi como uma família para mim e para o meu filho, que chegou cá um ano depois de eu chegar», desvenda o empreendedor, que antes de voltar novamente à restauração, trabalhou numa fábrica pela altura da pandemia.

Em setembro de 2024, Osvaldo Pessoa concretizou o sonho de abrir um restaurante pensado por si, que, segundo o próprio, «está num sítio incrível, mas escondido». «A Mealhada tem por si só uma cultura gastronómica grande com o leitão. O que pensei para aqui foi um conceito diferente, de as pessoas comerem bem carnes maturadas de qualidade – cujo o fornecedor é uma empresa muito reconhecida no concelho -, num espaço acolhedor onde se sintam bem e queiram voltar», reitera, acrescentando que, ao longo do último ano, «fui fazendo modificações para me adaptar ao público, introduzindo, por exemplo, o bacalhau e o atum e adaptando a picanha, inspirado muito no churrasco americano».

«Sinto que as pessoas gostam de estar aqui e o espaço é muito frequentado por pessoas de fora da Mealhada. Apesar disso, eu quero muito as pessoas daqui neste espaço. Quero implementar esta cultura diferenciadora de “casa”», diz, entre risos, afirmando que «há uma influencer conhecida a nível nacional que, de quinze em quinze dias, vem cá com pessoas diferentes».

Com uma sala e esplanada o espaço está aberto de terça-feira a sábado, das 12h00 às 15h30 e das 19h30 às 22h30; e ao domingo das 12h00 às 15h30, estando em cima da mesa a possibilidade de abrir ao jantar também. O dia de folga é às segundas-feiras. «De terça a sexta temos o menu executivo ao almoço, com opções especificas e rotativas; queremos também passar a ter almoços temáticos aos sábados com sushi, feijoada ou pratos italianos. Para além disso temos intenção de ter menus comemorativos no Dia dos Namorados, nas Páscoa e no Carnaval», avança o empresário, sobre um espaço que tem uma dezena de pratos principais disponíveis e uma carta de vinhos somente portugueses e essencialmente da região da Bairrada. «Outra das características é que os nossos funcionários provam tudo aquilo que servimos para estarem certos do que estão a aconselhar ao cliente», certifica Osvaldo Pessoa.