Em comunicado, enviado a um quinzenário de Anadia e publicado na sua última edição, Litério Marques, vereador na Câmara Municipal de Anadia, eleito pelo MIAP (Movimento Independente Anadia Primeiro), manifesta desistência do Movimento, que diz “ser seu”. O antigo presidente da Câmara de Anadia, confirmou a decisão, ao «Bairrada Informação» e pouco ou nada diz sobre uma possível recandidatura à Câmara de Anadia, nas próximas eleições autárquicas de 2017.

“Antes das eleições autárquicas passadas, opôs-me ao PSD, aquele que foi sempre o meu partido e do qual estou suspenso, e criei o MIAP. Um Movimento que é meu e ao qual, durante este mandato, cinquenta por cento dos deputados na Assembleia Municipal começaram a apoiar”, começou por explicar, ao nosso jornal, Litério Marques, que garante que “na última Assembleia Municipal, lhe foram feitas críticas, quando estava ausente da sessão”. Facto que terá levado Litério a emitir um comunicado aos jornais, dando conta da sua desistência do Movimento.

Contudo, à questão, do nosso jornal, “se está descontente com alguma situação?”, o antigo presidente da Câmara de Anadia apenas diz “haver um compromisso assumido, do MIAP com o PS e os derrotados nas últimas eleições para a Comissão Política em Anadia do PSD” e que “não foi para isso que o Movimento foi criado”.

Mas o autarca garante não “abandonar” o seu mandato na Câmara. “É um direito que me assiste, o de cumprir, como independente, o atual mandato até ao fim”, disse.

Já sobre as próximas eleições autárquicas, o antigo presidente afirma: “Nunca a Comissão Política de Anadia do PSD me abordou no sentido de ser candidato às próximas autárquicas, até porque seria difícil, uma vez que estou suspenso. E como independente também não lhe sei responder…”.

Teresa Cardoso assumirá recandidatura pelo MIAP

Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, contactada pelo «Bairrada Informação», não quis comentar a saída de Litério Marques do MIAP, mas confirmou-nos, a sua já pública decisão de se recandidatar à autarquia. “Em maio deste ano, num jantar de um grupo de cidadãos, fiz o balanço da minha atividade e assumi a minha intenção de me recandidatar, pelo MIAP, nas autárquicas de 2017. O Movimento Independente de Anadia não é de uma pessoa, é de um grupo de cidadãos, e, por isso, sinto-me na legitimidade de dar a cara por uma candidatura”, afirmou.

 

Fotografia de Ana Jesus Ribeiro