O Curia Palace Hotel, no concelho de Anadia, voltará a ser palco do Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes, que segue para a sua quarta edição, de 21 a 23 de março, este ano com um concurso de espumantes. A apresentação do evento de 2026 aconteceu em simultâneo com a divulgação do novo logótipo do Município, um coração, que reforça a mensagem «de Anadia ser uma verdadeira terra de paixões».
«Há muitos anos que tínhamos a ideia de organizar o Millèsime, mas faltava a coragem de arriscar, o que acabou por acontecer há quatro anos. Hoje é uma aposta ganha e o grande problema é limitar o número de pessoas e de expositores», começou por dizer Jorge Sampaio, presidente da Câmara de Anadia, explicando que «no ano passado estiveram cinquenta produtores, uma vez que alguns não se importaram de partilhar o espaço, e recebemos três mil visitantes de vários pontos do país. Este é um evento que é já uma referência no calendário enológico do país, acontecendo sempre antes da Páscoa».
A 21 e 22 de março, das 15h00 às 19h00, o evento é aberto ao público em geral, onde estarão 45 espaços de produtores e alguns de gastronomia, onde a organização pretende também marcar a diferenciação e, por isso, aposta em iguarias ligadas ao mar. Nesses dias haverá às 16h00 e 18h00 provas comentadas com sommeliers. No sábado, a partir das 22h00, haverá uma festa no Hotel das Termas.
A segunda-feira, dia 23, será dedicada a profissionais do setor. «Queremos que haja negócio com a realização deste evento, tendo um momento para que produtores, profissionais da distribuição e da restauração se possam reunir, durante a tarde. De manhã iremos criar um produto de visitação para dar a conhecer Anadia a outros produtores do país», referiu Jorge Sampaio.
A grande novidade nesta edição será um concurso de espumantes, em que cada um dos 45 produtores escolherá dois dos seus espumantes, o que perfaz noventa, que serão avaliados por doze provadores oriundos de várias partes do país. «Teremos Prata, Ouro e Grande Ouro, com os prémios a serem entregues na cerimónia de abertura.
Associando-se ao evento, a Escola Profissional de Anadia em parceria com a Universidade de Aveiro irá promover uma conferência de marketing digital dirigido ao setor vitivinícola, para os agentes económicos da área.
Os bilhetes para o Millèsime estarão disponíveis, a partir de 27 de fevereiro, na BOL.
A sessão de apresentação, que decorreu no passado fim-de-semana, foi aproveitada para a divulgação do novo logótipo municipal, produzido por André Duarte, um empresário anadiense. «Em 2016 criamos uma imagem de um coração que ilustrou um livro da Autarquia e, a partir daí, começou a ser muito utilizada. O que fizemos agora foi simplificar essa imagem, inclusivamente no que toca ao lettering em que damos destaque à palavra Anadia», explicou o criador, acrescentando que se manteve o roxo como tonalidade. «O roxo é uma cor institucionalizada e distingue-se de outros Municípios, que normalmente usam o preto, o vermelho, azul e verde. O roxo é uma cor neutra e sem qualquer ligação partidária», enfatizou.
«Esta assinatura “Terra de Paixões” tem se vindo a impor e nós próprios sentíamos a necessidade de a usar. Isso deve-se ao facto de Anadia ser mesmo uma terra de paixões», congratulou Jorge Sampaio, que apelou «a que todos se apaixonem, cada vez mais, por Anadia». Palavras corroboradas por Pedro Esteves, presidente da Assembleia Municipal de Anadia, que defendeu que «o coração tridimensional representa as Termas, a gastronomia, a enologia e esta capacidade que Anadia tem de se apaixonar e inovar. É esta dinâmica em querer sempre mais que deixa os anadienses muito orgulhosos».
Anadia na BTL a promover um roteiro de três dias ao concelho
A conferência de imprensa foi também aproveitada para apresentar a participação de Anadia na BTL – Better Tourism, Lisbon Travel Market 2026, que acontece de 25 de fevereiro a 1 de março, evento que no ano transato recebeu 82 mil pessoas. «O stand do Município terá 54 metros quadrados, quatro frentes, com o chão dividido em três cores. O que pretendemos é que as pessoas “sintam” um bocadinho do que é Anadia e da nossa identidade, no que toca à gastronomia, aos vinhos e à cultura», fundamentou Cristina Azevedo, vice-presidente da Autarquia de Anadia, acrescentando que haverá «dinâmica com provas de vinhos, atuações e momentos para os nossos agentes económicos».
«“O que fazer?” é sempre o que perguntamos quando temos um destino e, pensando nisso, criamos um roteiro de três dias, em parceria com os agentes de Anadia, e que será promovido como um especial da BTL», desvendou ainda Cristina Azevedo, afirmando que a área da gastronomia «terá como parceira a Escola Profissional de Anadia, onde os alunos servirão leitão e espumante».
«Há muitos anos que participamos na BTL, sendo que há uma década o fazemos consecutivamente. Em 2021 fomos o Município convidado da BTL e isso foi o reconhecimento do nosso trabalho», referiu Jorge Sampaio, presidente da Autarquia, recordando que «os stands de Anadia já receberam muitos prémios, tendo sido até num ano premiado como o melhor da BTL».
O autarca afirmou que «os nossos agentes precisam de um espaço na BTL para receber possíveis clientes. Mais do que promover e divulgar os produtos turísticos, é perceber como ajudar os nossos agentes económicos».
Anadia terá também participação no espaço do Turismo Centro de Portugal, onde será promovida a 4.ª edição do Millèsime.
Mónica Sofia Lopes





















