O segundo corso do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada também não saiu à rua, na noite de ontem, numa decisão tomada após reunião entre a Associação do Carnaval da Bairrada, as quatro escolas de samba, o presidente da Autarquia, GNR, Proteção Civil e os Bombeiros, ao início da tarde desta segunda-feira. Tudo indica que o tempo de hoje, 17 de fevereiro, permitirá que o desfile saia na avenida, a partir das 14h30.

«Cancelamos ao início da tarde (de ontem), após reunião com todas as entidades intervenientes, porque todas as plataformas de meteorologia dão chuva forte», referiu, ao nosso jornal, Márcio Freixo, presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, que colocou para esta tarde todas as expectativas de que o cortejo saia à rua. «Tudo indica que teremos condições para isso», disse.

O corso desta terça-feira terá importância nesta edição, não só porque será o único que permitirá que o público veja o trabalho das quatro escolas de samba, mas também o que viabilizará a avaliação do Concurso por parte de um painel de quinze jurados, que estava previsto para o desfile de domingo passado, que acabou por ser cancelado. «Estamos, neste momento, a proceder a algumas alterações nos jurados, uma vez que alguns podiam ontem, mas não conseguem de todo estar esta terça-feira», explicou o dirigente, que aproveitou para fazer um alerta sobre os bilhetes.

«Os bilhetes de domingo e segunda-feira, são válidos para esta terça-feira sem qualquer passagem pela bilheteira. As pessoas entram diretamente no recinto mostrando o bilhete dos dias passados», explicou o presidente da direção da ACB, que, quando questionado sobre o eventual prejuízo desta edição do Carnaval de 2026, garante que «há», mas que «ainda não está, obviamente, contabilizado».

Para a tarde do próximo sábado, 21 de fevereiro, decorrerá o Carnaval de Palmo e Meio, que junta as crianças de todo o concelho, e à noite uma apresentação das escolas de samba Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira, na Tenda, na mesma altura em que se saberão os resultados do Concurso de Escolas de Samba. Neste dia, os eventos serão todos de entrada gratuita.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia do desfile noturno da edição de 2025