O estado de calamidade em alguns municípios do país, incluindo o da Mealhada, e o estado do tempo nas últimas semanas, perturbaram também os preparativos deste Carnaval, ora pela entrada de água nas sedes, ora pela responsabilidade de manter as pessoas em casa, numa altura em que eram, precisas todas as mãos possíveis.

«Neste período final, que é sempre crítico e uma corrida contra o tempo, tivemos o acréscimo de nos entrar água dentro da sede (inclusivamente com uma inundação no início desta semana)», explica Pedro Castela, confessando que «cada vez que fechamos a sede de madrugada, fica a insegurança de tudo aquilo que está cá dentro». «A chuva e ventos fortes fez com que tivéssemos menos pessoas na sede», referiu, congratulando «o trabalho incansável» de Paula Ramos, da Proteção Civil Municipal da Mealhada, «que nos foi sempre ajudando».

Os Sócios da Mangueira, recordamos, funcionam no Pavilhão da Antes, depois de um incêndio que fustigou a sede da escola na Póvoa da Mealhada, em 2020, local que está em obras, que se previam ter terminado no final do ano de 2025. «Queremos muito regressar aquela sede e à Póvoa da Mealhada, mas não vamos criar mais expectativas sobre datas», referiu Pedro Castela, quando questionado, agradecendo «à Junta da Antes e à população todo o acolhimento».

A dificuldade do mau tempo é também partilhada por Patrícia Pinto, presidente da direção dos Amigos da Tijuca, com sede na Mealhada. «O tempo foi o mais dificil de resolver, com a sede inundada quase todos os dias. Até ensaios chegamos a cancelar», lamenta, explicando que a escola «monta e trabalha quase tudo no chão: baianas, pinturas, etc. Portanto, todos os dias montávamos o “trabalho” e antes de sair tínhamos que desmontar e colocar em cima de mesas», disse ainda.

A dirigente afirma que «o telhado do edifício (municipal) foi intervencionado, mas a verdade é que não resolveu. E não é preciso haver tempestades, basta um inverno normal. Aliás, em dezembro, já tínhamos fantasias brancas todas sujas».

 

 

Imagens com Direitos Reservados