Contrariando o mau tempo, das últimas semanas, o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada espera que a chuva passe e possa realizar os três corsos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, nas tardes dos dias 15 e 17 de fevereiro, com início às 15h00, e na noite de segunda-feira, dia 16, pelas 21h00. O rei do Carnaval da Mealhada é o artista e apresentador João Baião, que a seu lado contará com duas rainhas, as concorrentes do concurso Miss Bairrada, Rubi Marinho e Luísa Santos.

Para além das quatro escolas de samba, os desfiles contam com oito grupos apeados de animação e de folia, mas também de sátira, «pelas mãos de grupos de pessoas da terra, recuperando outras tradições que tínhamos no nosso Carnaval, num total por cada corso de mais de um milhar de desfilantes», desvenda Márcio Freixo, presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, que gostava de ter «sete mil espectadores em cada corso», tendo para isso reforçado o número de bancadas, em mais quatrocentos lugares sentados, duas junto ao Tribunal e três na Avenida 25 de Abril. «Estamos a ter muita procura por parte de excursões, algumas novas e outras de contactos que se repetem», acrescenta o presidente da direção da ACB.

Para o desfile de domingo, 15 de fevereiro, a ACB, conta com quatro intérpretes em língua gestual portuguesa do Movimento Surdos de Coimbra, que estarão localizados numa bancada. «Já enviamos informação a todas associações do país para que possam fazer parte dos nossos corsos de uma forma mais inclusiva, entendendo os enredos e as suas músicas», referiu Márcio Freixo.

Com um orçamento total de 180 mil euros para todo o evento, este ano, a animação e exploração da Tenda é feita pela ACB, tendo os festejos iniciado no fim-de-semana passado com a apresentação da Miss Bairrada e o Carnaval Trapalhão com a Xuxuzinha. Mas os grandes dias de festa começam, esta noite, com a atuação das escolas de samba em palco, a partir das 22h00, seguindo-se o artista mealhadense Xandinho e os «disc-jockeys» Bráulio e Mais Novo. A organização promete surpresas para este dia.

Amanhã, sábado, dia 14 de fevereiro, a Tenda recebe a Band Polk, a partir das 23h00, terminando a noite com os DJ Rodrigo e Aguilaria. No domingo, haverá um tributo às Mamonas Assassinas e DJ Nuka, a partir das 23h00; na segunda-feira, Forrobodó e DJ Maçãs, à meia noite; e na terça-feira de Carnaval, DJ Mr. White encerra este período festivo.

As entradas na Tenda são gratuitas e os bilhetes para os corsos têm um custo de sete euros por pessoa para o recinto e de nove euros para quem quiser bancada.

O presidente da direção da ACB apelou à vinda à Mealhada neste fim-de-semana, garantindo que «ninguém se arrependerá de nos visitar». «As nossas escolas estão cada vez melhores e a arte do samba é cada vez mais profissional. Há muita paixão das pessoas por este Carnaval», enalteceu, acrescentando que a festa se completa com «as “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – água, pão, vinho e leitão”, um cartão de visita excecional deste concelho».

 

Mónica Sofia Lopes