As escolas de samba do concelho da Mealhada voltaram a ter diversas nomeações nos Globos do Samba – uma avaliação feita pelas escolas de samba de todo o país e que se cinge ao Carnaval de 2025 -, uma iniciativa de uma escola de Estarreja, inserida no evento Samba com Vida, e cujas votações encerraram na semana passada, sendo os resultados divulgados numa Gala prevista para o próximo dia 8 de maio. «É sempre importante ter o nosso Carnaval representado nesta iniciativa. Significa o trabalho e a qualidade das nossas escolas de samba», parabeniza Márcio Freixo, presidente da direção da Associação do Carnaval da Bairrada.

Nos prémios individuais, estão nomeadas Daniela Dinis (porta bandeira), Tiago Pontes (mestre sala) e Tomás Sancho (carnavalesco) dos Amigos da Tijuca; Ana Teresa (porta bandeira) e Jorge Pires (passista masculino) do Batuque; e Renato Sabão (mestre sala), Pedro Breda (carnavalesco) e Bruna Marques (rainha da bateria) dos Sócios da Mangueira.

Nas nomeações coletivas, os Amigos da Tijuca estão nomeados nas categorias de Comissão de Frente, melhor Escola em Palco; Redes Sociais, Grupo / Ala de Passistas, melhor Escola de Samba e enredo. Já os Sócios da Mangueira estão na Comissão de Frente, Samba Enredo, Harmonia, Escola em Palco, Bateria, Redes Sociais, Enredo e Escola de Samba.

«Estamos muito contentes e orgulhosos pelo excelente trabalho que foi feito no ano passado. Foi pena não termos tido concurso na Mealhada, mas os Globos são uma forma de sermos reconhecidos por outras escolas de samba», enalteceu Pedro Castela, dos Sócios da Mangueira.

Palavras corroboradas pelos Amigos da Tijuca. «Comuniquei as nomeações no nosso primeiro ensaio geral e foi um gás nesta sede», declarou Patrícia Pinto, afirmando ser «um enorme reconhecimento por parte de outras escolas de samba».

Carlos João, do Batuque, afirmou também: «É uma honra estarmos nomeados num evento tão importante para o samba em Portugal».