A sessão de apresentação do documentário “A Primeira Linha de Wellington” acontece no próximo, dia 22 de maio de 2021, às 21 horas, no Cineteatro Messias. Trata-se de uma coprodução do Cine Clube da Bairrada, com a realização de Paulo Fajardo, que contará com a presença da equipa técnica e dos atores responsáveis pelo documentário.

No mesmo dia, o documentário estreia também em Mortágua, Penacova e em Almeida.

 

Sinopse:

A 27 de Setembro de 1810 trava-se a Batalha do Buçaco na região centro de Portugal. Em confronto mais de 60 mil soldados franceses, sob o comando de um dos mais respeitados marechais da França Imperial de Napoleão Bonaparte, André Masséna, contra os cerca de 50 mil homens do exército composto por forças britânicas e portuguesas, liderados pelo Duque de Wellington, Arthur Wellesley, o comandante que viria a derrotar de uma vez por todas Napoleão em Waterloo.

Este primeiro confronto de larga escala na última das 3 invasões perpetradas pelos gauleses em terras lusitanas, embora não decisiva no imediato, deixou marcas indeléveis na memória coletiva do país. Por um lado reforçava a confiança na capacidade bélica das tropas inglesas e portuguesas que acabaram não só por libertar Portugal, mas também toda a península do jugo francês; por outro o impacto brutal da invasão nas populações, que feriram o país de tal forma que as ondas de choque acabaram por se repercutir por todo o século XIX.

Este projeto com apoio Centro 2020 |Portugal 2020 |Centro Europeu de Desenvolvimento Regional, é a primeira grande produção do CineClub Bairrada, contou com filmagens durante o ano de 2020 em Almeida, Mortágua, Penacova, Mealhada, Anadia e Lourinhã, e teve o apoio de diversas instituições e pessoas, destacando-se o GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, ao Grupo de Recriação Histórica de Condeixa e a Associação Napoleónica Portuguesa.

 

 

Imagem com Direitos Reservados