Um despiste de um pesado de mercadorias, na Autoestrada 1, na zona da Mealhada, provocou, ao final da tarde de ontem, o corte total da via Norte – Sul e o condicionamento no sentido contrário. Do acidente resultaram três feridos ligeiros, o condutor do pesado e dois passageiros de um veículo ligeiro que acabou por embater no camião.
O alerta foi dado pouco passava das 18h00 desta quarta-feira, 3 de julho, para uma colisão rodoviária ao Km 217.6, no sentido Sul – Norte na Autoestrada 1, mas chegados ao local os meios de socorro depararam-se com o pesado de mercadorias imobilizado na faixa de rodagem contrária, no sentido Norte – Sul.
«O pesado seguia no sentido Coimbra – Aveiro e, por razões ainda por apurar, despistou-se, tendo galgado o separador central e ficado imobilizado, tombado na lateral, a ocupar as duas faixas de rodagem no sentido Aveiro – Coimbra», explicou, ao nosso jornal, Nuno João, comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, acrescentando que «um veículo ligeiro, com dois ocupantes, que seguia no sentido Norte – Sul acabou por bater no pesado imobilizado na via».
Com os meios de socorro – três viaturas – parados na via esquerda, o trânsito ficou condicionado no sentido Sul – Norte e completamente obstruído no sentido contrário, em que pelas 21h00 ainda estava condicionado. «Conseguimos tirar o veículo ligeiro e com um reboque colocar o pesado a ocupar só uma faixa de rodagem, podendo, desta forma, o trânsito começar a circular», explicou ainda o comandante dos Bombeiros da Mealhada, corporação que esteve na ocorrência mais de duas horas.
Os Bombeiros da Mealhada estiveram no local com um Veículo de Socorro e Assistência Tático, uma ambulância de socorro e uma viatura de comando e os Bombeiros Velhos com uma VSAT e duas ambulâncias de socorro, num total de 18 operacionais. Estiveram ainda os meios da Brigada de Trânsito e da Brisa.
Por precaução, as três vítimas ligeiras foram transportadas para o Hospital de Aveiro.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia de Nuno Fradinho no grupo de Facebook «Os Monhacas»